Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2008 - 13h12

Cúpula do Grupo do Rio começa com críticas do Equador e Uribe fora da foto oficial

Publicidade

da Efe, em Santo Domingo
da France Presse, em Santo Domingo

O presidente do Equador, Rafael Correa, pediu hoje que a 20ª cúpula do Grupo do Rio dê "satisfações ao seu país devido à agressão da Colômbia e à violação a sua soberania". A invasão do território equatoriano por militares colombianos gerou um clima de tensão entre os dois países. A invasão resultou na morte do porta-voz internacional e número dois das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes.

Ao chegar à cúpula em Santo Domingo, Correa disse que, para este tipo de situação, "foi criado o Grupo do Rio: esperamos que cortem pela raiz os comportamentos belicistas".

Correa disse esperar que na cúpula "seja criado um precedente para nunca mais permitir que um país se ache com o direito divino de perseguir o que eles acreditam que são terroristas por todos lados, e que permite agredir um país irmão".

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que rompeu suas relações diplomáticas com a Colômbia, exigiu hoje "uma condenação" contra a Colômbia devido à agressão sofrida pelo Equador.

Ortega acrescentou que o pedido de desculpas não foi sincero, e lembrou que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, repetiu suas intenções e seu governo manifestou "que estão dispostos a realizar ações terroristas, quando assim avaliarem".

"Ou seja, estariam regionalizando a guerra. Acho que temos que apostar na paz, que seja formado um grupo como ocorreu na América Central, um grupo que trabalhe a favor da paz e que acabe com estas ações do Governo colombiano", afirmou.

Venezuela

Chávez, que é aliado do presidente do Equador ordenou o fechamento da embaixada em Bogotá e ampliou a presença militar de seu país na fronteira com a Colômbia.

Antes do início da cúpula, Chávez se reuniu com o presidente dominicano, Leonel Fernández, e com Ortega.

A reunião pretende chegar a um consenso em uma declaração a ser emitida pelo Grupo do Rio sobre o conflito entre Colômbia, Equador e Venezuela.

Chávez, Correa e Ortega deixaram claro que o Grupo do Rio deve emitir uma condenação sem paliativos contra a Colômbia.

Sem Uribe na foto

A cúpula do Grupo do Rio foi inaugurada com a fotografia oficial dos chefes de Estado e de governo ou seus representantes na qual não figurou o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

Uribe chegou à sede da chancelaria dominicana, onde ocorre o encontro, e permaneceu conversando com a imprensa, a quem disse que enviava uma saudação ao povo equatoriano.

"Comando uma afetuosa saudação ao povo equatoriano. Nosso problema é exclusivamente com o terrorismo das Farc", disse.

Enquanto Uribe fazia essa declaração, os demais presidentes se dirigiram para a escadaria principal para tirar a foto oficial do encontro, sem aguardar a chegada do presidente do colombiano para posar com eles.

Iglesias

O titular da Secretária-geral Ibero-americana, Enrique Iglesias, foi internado hoje de emergência em uma clínica de Santo Domingo, após sentir-se um mal, informaram fontes médicas.

O ex-presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) está internado na clínica Abel González.

Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Quero ouvir e ver uma boa explicação sobre a contratação com meu dinheiro pago atravez de meus impostos, da esposa do guerrilheiro a Sra Slongo no ministerio da pesca.
Minha nossa além de sustentar toda essa turma, ainda me arrumam estrangeiros sobre minhas costas, o povo não aguenta tanta desfasatez
4 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Serra calado é REI!!!
Tó fora...
24 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Estes tucanos são sem sobra de duvidas uns cara de pau com cupim... E a mídia conservadora dando destaque pra esta galera que estão sendo procurados até na suiça e frança isso sim é babado... E a josé serra vem com o papo que é eleitoreiro...!!! Agora até a frança e a suiça são PETISTAS... Se bem que o povo francês quando cismam são bem parecidos com os PETISTAS do Brasil... vão para as ruas e defendem seus interesses sociais... As conquistas, agora já a turma dos demos e p$db é sujo muito sujo e se for levantado o tapete vai sobrar pra mídia conservadora, pra banqueiros, doleiros, sonegadores, traficantes, polícia, prefeituras, estados e vai respingar não vai lambuzar o serra, alkcmim, aécio, yeda, arthur, agripino, fortes, acm junior e a legião menor da base do p$db/demo... 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página