Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2002 - 14h58

Lula cresce entre eleitores com curso superior, segundo Ibope

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Mesmo sem ter diploma de curso superior, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu quebrar a resistência que tinha neste segmento do eleitorado. De acordo com a última pesquisa do Ibope, Lula tem 52% das intenções de voto do eleitorado com curso superior, um aumento de 8 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior do instituto.

Os candidatos Ciro Gomes (PPS) e José Serra (PSDB) estão empatados tecnicamente em segundo lugar na preferência do eleitorado com curso superior. O primeiro tem 14% das intenções de voto e o segundo, 18%. A diferença é que Ciro permanece estável em relação ao levantamento anterior, enquanto Serra perdeu 3 pontos percentuais dos votos dos eleitores com curso superior.

Entre os eleitores que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental, Lula tem 39% das intenções de voto, o mesmo resultado apurado na pesquisa anterior do Ibope.

"Essa é mais uma prova de que Lula quebrou as barreiras entre os eleitores que sempre o rejeitaram. Ele sempre foi bem votado entre os eleitores com ensino médio, mas sofria resistência tanto entre os eleitores com curso superior como entre os com menos estudo", disse o coordenador de pesquisas do PT, Marcos Flora.

Serra e Garotinho também estão tecnicamente empatados em segundo lugar na intenção de voto dos eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental. Serra tem 17% e Garotinho, 16%.

Neste segmento do eleitorado, Serra perdeu e pontos percentuais e Garotinho ganhou 1 ponto em relação ao levantamento anterior.

Rejeição
Lula também o candidato, entre os quatro primeiros colocados, que tem o menor índice de rejeição entre o eleitorado com curso superior: 22%, mesmo resultado da pesquisa anterior do Ibope.

Neste critério, Serra e Ciro dividem o primeiro lugar de candidatos com o maior índice de rejeição entre os eleitores com curso superior. Serra tem 35% de rejeição e Ciro, 34%.

Os dois candidatos tiveram aumento de rejeição neste segmento do eleitorado. Na comparação com a pesquisa anterior, a rejeição de Ciro subiu 11 pontos percentuais e a de Serra, 7 pontos.

Garotinho, que está tecnicamente empatado com Serra e Ciro no quesito rejeição entre os eleitores com curso superior, com 33%, foi o único que melhorou seu desempenho entre esse segmento do eleitorado. A rejeição de Garotinho caiu 4 pontos percentuais.

Veja também:

  • Lula e Garotinho melhoram aceitação entre eleitorado feminino

  • Para ACM, Ciro "dificilmente" vai para o 2º turno

  • Para Ciro, saída é não respeitar recomendação do FMI

  • Para Garotinho, Lula e Serra fazem uso eleitoral de religião

  • Eleições traz biografia e dados históricos de todos os presidentes


    Leia mais no especial Eleições 2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade