Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2008 - 18h45

Lula veta artigo de lei que determinava que TCU iria fiscalizar centrais sindicais

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou ontem um artigo do projeto de lei que regulamentava as centrais sindicais que determinava que as entidades seriam fiscalizadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Em março, a Câmara aprovou o projeto de lei que regulamenta as centrais sindicais. O texto previa que o TCU passaria a fiscalizar o uso do dinheiro arrecadado com o imposto sindical.

"Um aviso: ontem eu vetei um artigo no projeto de lei que em um primeiro momento foi aprovado na Câmara, e colocava a fiscalização apenas para o sindicato dos trabalhadores. Aí, foi para o Senado e colocaram uma fiscalização do Tribunal de Contas em cima das federações, confederações e o sindicato", disse Lula hoje durante reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), no Palácio do Planalto.

Para justificar o veto, Lula relembrou seu passado sindicalista. "Aí, na hora em que vieram me trazer para assinar, eu me lembrei que passei 30 anos da minha vida lutando por liberdade e autonomia sindical, e eu não podia compactuar com o fato de tirar do Ministério do Trabalho e colocar no Tribunal de Contas da União, para ficar fiscalizando o sindicato."

Segundo o presidente, essa fiscalização deve ser feita pela própria entidade. "Deus queira que tanto a categoria de empresários, quando a categoria dos trabalhadores fiscalizem os seus sindicatos."

Comentários dos leitores
Paulo Floriani (212) 16/04/2008 09h59
Paulo Floriani (212) 16/04/2008 09h59
O preconceito contra os sindicalistas sempre parte dos detentores do capital ou dos que são bastante beneficiados por eles. Por que estes caras não criticam os banqueiros que sempre lucram o máximo, em qualquer tempo em qualquer crise??? Porque não falam mal dos deputados e senadores, representantes dos ricos, que aumentam cada vez mais os impostos? ( e não me refiro aos impostos que tocam ao trabalho), pois os trabalhadores merecem um mínimo de segurança. Graças aos sindicatos que os trabalhadores ainda não viraram semi-escravos no Brasil. Falam mal dos sindicalistas que protegem os trabalhadores, inclusive que protegem a classe média trabalhadora. Se não fossem estes trabalhadores, ninguém compraria nada do que os produtores ricos fazem. Então não haveria os grandes industriais para falar mal dos sindicatos e não haveria os grandes comerciantes que fazem a mesma coisa...Também não haveria os "boa vida" sentados confortavelmente em frente à telinha para amaldiçoar os sindicalistas... 1 opinião
avalie fechar
FRANCISCO COSTA (47) 10/04/2008 10h07
FRANCISCO COSTA (47) 10/04/2008 10h07
Ao vetar a fiscalização dos sindicatos pelo TCU, o Presidente LULA sacanei os trabalhadores pois sindicalista não é trabalhador são apenas maus representantes de algumas categorias já faz tempo que os sindicatos nada fazem pelos direitos dos trabalhadores hoje quando se mobilizam é para defender funcionários publicos os da iniciativa privada quase nada de mobilização, e o Presidente ainda diz os trabalhadores se defenderão quais trabalhadores o Presidente LULA se refere talvez os presidentes dos sindicatos, pois já começaram a fazer a festa por conta da malandragem, não estarão mais obrigados a prestarem contas a ninguem é só festa com o imposto sindical dinheiro da" PATULEIA"parafrazeando Joelmir Beting, diga-se verba pública pois é imposto descontado em folha o Presidente LULA deveria mandar esses sindicalistas irem trabalhar se querem dinheiro sem a obrigatóriedade da fiscalização, que aumentem a base de sócios dos seus sindicatos ao que parecem não estão tendo exito nesse quesito por isso a malandragem da não fiscalização pelo TCU como sempre, o trabalhador paga a fatura, são os sindicalistas ricos e os trabalhadores pobres. sem opinião
avalie fechar
marcilon brigido (119) 02/04/2008 09h54
marcilon brigido (119) 02/04/2008 09h54
Se começarmos a permitir intromissão do Estado em tudo, logo o veremos em nossas casas bisbilhotando - como é feito no comunismo.
Os Poderes da União são... e independentes entre si. Esse princípio também se aplica ao Quarto Poder, o Povo.
Os sindictos, as federações e confederações dos trabalhadores e empresas não movimentam um centavo sequer de dinheiro publico. Logo, o interessado (o filiado) é quem deve exigir prestação de conta do dinheiro através de seus conselhos fiscais e ponto final·
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (12)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página