Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ocupação da UnB

Estudantes ocupam reitoria da UnB e pedem saída de reitor


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 10h09
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 10h09
Revolução?
Sim, sou favorável!
Em palavras que aprendi com outros:
"Não é de novas partilhas pela violência, mas de transformações graduais das idéias que se necessita: é necessário que em todos a justiça se torne mais forte e o instinto de violência mais fraco. Nietzsche.".
"..Sim, há progresso da humanidade na justiça , mas esse progresso de nossa liberdade, devido inteiramente ao progresso de nossa inteligência , não prova certamente nada para a bondade de nossa natureza;"mais a frente,diz: "..apeguei(o homem) ao tríplice dogma da prevaricação, da condenação e da redenção , isto é, da perfectibilidade por meio da justiça"Proudhon.
"As massas sob regime despótico só conhecem a dependência , a submissão, a sujeição; a obediência passiva satisfaz a sua filosofia política;carecem da força e da resistência contra o que elas julgam o inevitável, deixam-se adormecer na apatia.".Jhering
De um brasileiro:"Quanto mais a sociedade política se aperfeiçoa, mas vão sendo cerceadas as possibilidades do emprego da força por parte dos indivíduos...porque o poder político visa monopolizar os meios de ação coercitiva e chama a si a arbitragem de todos os conflitos e o emprego regular de toda coação material"-Caetano M.
Concluo com Jhering:"Para o homem não inteligente é muda a experiência , que aproveita ao ser inteligente , dotado da força moral para seguir as suas lições(...)O Poder público recorre ao Direito porque nele descobre o seu interesse bem entendido.".
39 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 09h55
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 09h55
A censura só me leva a conclusão de que o que escrevo é lido e está incomodando, até mesmo a Folha Online-Comentários.
O silêncio é ensurdecedor!
Mas, ainda não escutei nada.
38 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 09h33
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 09h33
ATENÇÃO !
DENÚNCIA PÚBLICA E SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS.
OSTENSIVOS INDÍCIOS APRESENTAM AUTOR DE COMENTÁRIO INFRINGINDO pela 14ª VEZ OS "TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - Comentários" , AFORA A POSSIBILIDADE DE TAMBÉM O ART. 299 do CP - Falsidade Ideológica.
a) - FATO:
Na página "Ocupação da UnB" há um comentário no dia 22/04/2008 14h33 (que remete a 13 outros) atribuído a "josé reis barata barata ." com um ponto (.) ao final, induzindo à ocorrência de homônimo homógrafo com este denunciante e comentarista, exceto quanto ao ponto (.) ; portanto e de má-fé,"alterando a verdade sobre fato juridicamente relevante".
b) - NORMA INFRINGIDA:
"TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - Comentários" da FOLHA ONLINE PRESCREVE :
6."...prerrogativa da Folha Online...restringir quaisquer conteúdos que violem...ás disposições do presente instrumento,...ou as normas MORAIS, aos BONS COSTUMES e à LEGISLAÇÃO VIGENTE.
Formas de acesso e cadastro ao comentário:
12.O usuário deverá fornecer informações VERDADEIRAS,EXATAS, ATUAIS E COMPLETAS SOBRE SI MESMO quando efetuar o registro no formulário para realizarem um comentário.
15.A Folha Online registra o IP...para auxiliar nos casos e que se faz necessário a identificação do autor de um comentário."
c) DO PEDIDO:
I-que se verifique no cadastro do autor a veracidade das informações prestadas "sobre si mesmo";
II- na hipótese de não corresponderem a verdade, por hora, imediata exclusão do infrator.
89 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 07h40
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 07h40
ATENÇÃO!
FORMALIZEI DENÚNCIA JUNTO A FOLHA ONLINE PARA SER PUBLICAD AQUI E, ATÉ O PRESENTE MOMENTO, SEM SUCESSO.
PARECE QUE HÁ INTERESSE EM MANTER INFRAÇÕES AOS PRÓPRIOS "TERMOS E CONDIÇÕES DE USO" DA PRÓPRIA FOLHA ONLINE QUE BEIRAM O ART 299 DO CP: FALSIDADE IDEOLÓGICA.
TAMBÉM JÁ RECORRI AO OMBUDSMAN.
INTEGRAL LIBERDADE DE EXPRESSÃO, COM A QUAL CONCORDO E PUGNO, NÃO DEVE DESCONHECER A MORAL, BONS COSTUMES E A LEI QUE SUSTENTAM A CIVILIZAÇÃO.
ENVERGONHA-ME A REAÇÃO A QUE SOU FORÇADO, POR TER QUE USAR MEIOS REPROVÁVEIS SOB TODOS ESSES ASPECTOS, MAS QUE NÃO EXITAREI EM PERMANECER UTILIZANDO CASO SEJA DE INTERESSE DA FOLHA ONLINE E DE QUALQUER ADVERSÁRIO DE IDÉIAS.
NÃO SE PLEITEIA PRIVILÉGIO QUALQUER OU RESTRIÇÃO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO; MAS, TÃO SOMENTE QUE A FOLHA ONLINE CUMPRA SEUS PRÓPRIOS " TERMOS E CONDIÇÕES DE USO" PARA QUE AS PESSOAS ACOSTUMADAS A CUMPRIR AS REGRAS DO JOGO E QUE ASSIM PRETENDEM PERMANECER, POSSAM TER EM NORMAS DE CONVIVÊNCIA AS ARMAS QUE PERMITEM, EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES, ENFRENTAR A LIBERTINAGEM DOS DEVASSOS EM UM,SOMENTE ASSIM, JUSTO JOGO DE OPINIÕES
78 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 05h05
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 05h05
LOBBYQESTICA E COMPARSAS:
mergulhado na podridão das idéias sujas; na profundeza da escuridão de sua personalidade sórdida e provavelmente junto e aconchegado aos seus que começam a se aproximar, já percebi, certamente que rodeiam e farejam a carcaça putrefata do ambiente que sempre imaginaram construir e que estão acostumados; descontentes que estavam com a incompetência ,ignorância e violência que lhes são próprias e caracterizam, serem aniquiladas pela moral e boa-fé de uns poucos crédulos em um verdadeiro Estado democrático de Direito em que seus fundamentos constitucionais sejam efetivos e resultantes de aspectos formais e materiais moralmente consagrados e não fruto de perversas, insensatas e desnaturadas manipulações totalitárias, condutas típicas de marginais para quem os princípios democráticos são simples biombo a esconder suas covardes indecências e imoralidades.
36 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (154) 22/04/2008 18h01
Antonio Carlos Bressan (154) 22/04/2008 18h01
Prezado amigo José Reis Barata, já enviei dois comentários, não publicados pelos moderadores, respondendo aos seus comentários, sempre sensatos e educados e mostrando minha solidariedade a você, na indignação da "clonagem" do seu nome no espaço cartões corporativos!
Como pode, uma outra pessoa, com email e domicílio diferentes, se fazer passar por outro internauta, campeão de comentários, nestes espaços? Bagunçou geral!
Você tem inteira razão, mas não pode se ESTRESSAR e não ESMOREÇA (No começo de seus comentários, já vimos "filme" parecido!), e continue com seus comentários ÚNICOS E BRILHANTES, para que estas pessoas do MAL, não acabem de vez com este espaço tão importante para discussões sérias das reportagens da folha online!
Sobre o "show" de cidadania dos alunos da UNB, escrevo outra hora.
Abraços do irmão virtual, Bressan
36 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (154) 22/04/2008 14h34
Antonio Carlos Bressan (154) 22/04/2008 14h34
Prezado amigo José Reis Barata, fiz comentário logo depois dos seus, sensatos e educados como sempre, mas como "peguei pesado" com os moderadores, não foi publicado!
Ao invés de comentarmos sobre o assunto do espaço, somos obrigados a perder tempo e mostrar toda a nossa indignação com esta "avacalhação" dos espaços na folha online!
As pessoas do "mal" não estão se restringindo a "bagunçar" os espaços de cartões corporativos e eleições, mas também os demais que falam sobre desmatamento, fundações, educação e etc.!
É uma lástima!
Quando chegam a "clonar" seu nome completo e os moderadores deixam, é o "fundo do poço"!
Não se preocupe, pois seus comentários são ÚNICOS e completamente diferentes dos destes aloprados, que só falam baboseiras e ainda "assassinam" a nossa gramática!
Como há muito tempo, já escrevi aqui, NÃO SE ESTRESSE, NÃO ESMOREÇA e continue representando nestes espaços, a dignidade, a sensatez e o brilhantísmo de um cidadão genuinamente brasileiro!
Tenho evitado fazer comentários em alguns espaços, como provavelmente muitos outros colegas internautas, considerando o "baixo nível" dos comentários destas pessoas com ausência de caráter!
Abraços do irmâo virtual Bressan.
40 opiniões
avalie fechar
joao nascimento (112) 21/04/2008 21h35
joao nascimento (112) 21/04/2008 21h35
A UNE que estava sumida, graças aos repasses que estão recebendo do Governo Lula, resolveu mostrar a cara. E porquê??? medo de perder a boquinha, pois os estudantes da UNB fizeram aquilo e conseguiram desbancar o reitor e sua equipe petista do poder da UNB. Então a presidente da UNE está dizendo que vai fazer manifestações(para inglês ver), pois a UNE, Sindicatos não vão fazer nada que desagrade o PADIM LULA. 10 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (1298) 17/04/2008 18h03
AGUINALDO VENANCIO (1298) 17/04/2008 18h03
CARO LUIZ DIAS:
TALVEZ ISSO EXPLIQUE A OMISSÃO DOS POSSÍVEIS E ATUAIS CARAS-PINTADAS QUE AJUDARAM NO IMPEACHMENT DO COLLOR, LEMBRA?
OS "CARAS-PINTADAS" DE HOJE NÃO EXISTEM, OU EXISTEM, MAS ESTÃO SOB O CONTRÔLE DE ALGUEM, QUE APESAR DAS ABERRAÇÕES DESSSSSSSTE GOVERNO, NÃO FAZEM UM ÚNICO MOVIMENTO PARA DEMONSTRAR O QUE BOA PARTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA SENTE AOS INÚMEROS E INTERMINÁVEIS ESCÂNDALOS, CASOS DE CORRUPÇÃO, CARTÕES "VERGONHA NACIONAL" CORPORATIVO. MENSALÃO, E OUTROS TANTOS E DIÁRIOS.
PORTANTO CARO LEITOR, É AQUELE VELHO E SURRADO DITADO:
EH PT E CARAS-PINTADAS, QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!
18 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 17/04/2008 11h14
josé reis barata barata (2329) 17/04/2008 11h14
BRESSAN, desta vez não foi preciso muito tempo para perceber que, na verdade,concordas comigo e reforças meus argumentos, lê novamente:
"Eleição para Magnífico( I ).
Parece-me imprópria para qualquer ente governamental,em especial,Instituições de Ensino."
"Eleição é inaplicável a organizações governamentais, do executivo, esta sim,é a premissa correta.Todavia,no campo do "dever ser",impondo-se uma eleição, que pressupõe "capacidade eleitoral", "in casu", identidade de interesses,em que, professores,servidores e alunos,certamente, divergem;somente no alunado encontro convergência com o objetivo Universitário.".
"Professores e servidores,assim, não devem votar...Os papéis que exercitam são de profissionais remunerados, pagos para o exercício de cargos legalmente previstos.Voto não é privilégio ou trabalho que se remunere;é direito e dever cidadão;não deve envolver interesses econômicos, guindado que é,a crime eleitoral."
FELIPE, no mesmo diapasão,teu valioso depoimento ratifica minhas opiniões, salvo quanto ao alerta que fazes, equivocadamente,em meu auxílio(com palavras tuas):
"...acusações de estratagemas e conluios são muito graves.".
Irmão,qualquer tese (significado técnico) e meus discursos sempre se restringem a esta qualidade refutando qualquer particularização;por isto, implicam,exigem e aceitam uma antítese que confirmam aquela ou a destroem,efetivando uma síntese:"...promessa de resolução dos termos e, por conseguinte, anúncio de uma transformação." Proudhon
49 opiniões
avalie fechar
George Rumiatto (1) 17/04/2008 09h19
George Rumiatto (1) 17/04/2008 09h19
Caro Bressan,
a ocupação da Reitoria da USP também tinha seus legítimos motivos: cite-se os autoritários decretos do governador do Estado lançados sob os fogos festas de início de ano (para não fazer barulho). Tais normas comprometem a autonomia da Universidade, mudam a estrutura e hierarquia de secretarias da área de Educação, dentre outras consequências diretamente relacionadas aos estudantes.
A autonomia da Universidade é garantida pela Constituição Federal. Um decreto que reestrutura secretarias e faz o destino dos gastos da USP (com graduação, extensão e pesquisa) dependerem de uma instância alheia à Universidade fere, sim, sua autonomia. Um protesto que pretendia proteger essa garantia constitucional da Universidade não pode ser taxado de ilegítimo, tampouco dos qualificativos usados pelo senhor, que mostram a ignorância que se formou em torno do assunto, devido à grande força da mídia enviesada que insiste em ser unilateral.
21 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 17/04/2008 06h36
josé reis barata barata (2329) 17/04/2008 06h36
Bressan saudoso irmão virtual, fico feliz em sabê-lo ai.Abri a telinha, li, partindo de ti devo dedicar muito mais atenção do que a que já dispenso.Portanto,para não ser apressado "come cru e quente", pensarei um pouco mais e certamente que responderei.
Felipe, percebo que também devo adotar contigo o mesmo procedimento, é possível o diálogo.Dai que solicito um pouco de paciência com meu reciocínio, já não tanto ágil, aliás, nunca foi.
Grato pela atenção de ambos.
62 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (154) 16/04/2008 23h53
Antonio Carlos Bressan (154) 16/04/2008 23h53
Prezado amigo José Reis Barata! Como irmão virtual, peço permissão para discordar de você, sobre os seus comentários (brilhantes como sempre) relacionados às eleições de reitor e vice nas universidades públicas!
Como trabalhei por muitos anos em uma delas, tenho experiência no assunto. Ainda bem que saí antes de passar por esta VERGONHA atual, pois não existia FUNDAÇÃO FAJUTA e nem este NEFASTO CARTÃO CORPORATIVO!
Infelizmente, não existe ISENÇÃO de política ideológica partidária, em qualquer segmento da universidade, seja de docentes, de discentes e de funcionários!
Também acho que estão confundindo um pouco entre eleições unitárias (cada pessoa tem direito a um voto) e eleições paritárias (cada segmento tem o mesmo peso e porcentagem na eleição, i.é., 33,33% dos votos).
A unitária, seria um absurdo, pois na UNB atual por exemplo, se 20% dos 28 mil alunos, votasse em um determinado candidato, ganharia qualquer eleição, sem necessidade dos votos dos docentes e funcionários, mesmo que estes votassem em "massa" em outro!
A paritária, que os alunos reivindicam e que existia até há pouco tempo, é mais democrática e justa, considerando que o reitor precisa ser eleito, no mínimo, com uma grande votação de dois segmentos!
Estas eleições, chamadas de "consulta à comunidade universitária", são depois ratificadas pelo Cons. Universitário, pois só ele pela lei, pode enviar ao Ministro da Educação a lista sêxtupla" com os mais votados!
40 opiniões
avalie fechar
Renato Ferreira (14) 16/04/2008 17h27
Renato Ferreira (14) 16/04/2008 17h27
Os alunos estão passando dos limites na UnB. A invasão teve o seu mérito, mas querer ter o mesmo poder de voto que um docente é ridículo. Se por nenhum outro motivo, pelo simples fato que os alunos duram 4 ou 5 anos na universidade, enquanto os docentes passam lá toda uma carreira profissional (35 anos). Assim sendo, os docentes é que tem que conviver com os desmandos da universidade, muito mais do que os alunos. 5 opiniões
avalie fechar
UBERABA / MG
Acadêmicos não. Bando de arruaceiros. Se fossem sensatos não teriam nem invadido. Há meios mais sociais e políticos de se reivindicar intervenções e de se opor a situações conflituosas. Por que não chamam o Bope? 9 opiniões
avalie fechar
Felipe Basso (3) 16/04/2008 16h54
Felipe Basso (3) 16/04/2008 16h54
FLORIANOPOLIS / SC
Caro Sr Barata
Um dos problemas dessa equiparidade, é a existência de partidos políticos e pressões ideológicas (elaboradas muitas vezes pelos professores) por detrás da ação estudantil (não em minhas palavras, que são isentas de partidarismo, ao contrário do que sugeres). Fui engajados a movimentos estudantis, e conheço a realidade que permuta esse meio, líderes estudantis, muitas vezes, também são vinculados a partidos políticos e acabam utilizando o movimento para auto-promoção ou massa de manobra. Conheço também que muitos dos sindicatos de professores, são também monitorados de perto por partidos, que obviamente tem interesse em determinadas greves. Dessa forma desfigurar o atual processo de eleição dos reitores pela existência de influência partidária pelos professores é fechar os olhos para a existência dessa influência também nos movimentos estudantis.
Concordo porém que é um processo de difícil e que demanda uma solução, porém simplesmente passar o controle da eleição para os estudantes não vai acabar com a influência externa na universidade. É necessário um estudo e um processo maior de democracia para resolvermos questões como essa.
Ahh... acusações de estratagemas e conluio são muito graves, além de se tornarem um atentado a democracia em espaços como esse, por isso sugiro cautela. Mas tenho certeza de que essa não foi sua inteção
Abraços Cordiais
8 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1659) 16/04/2008 16h36
Carlos Lobitsky (1659) 16/04/2008 16h36
"JUIZO MOLECADA, estudar é preciso, burrice é desnecessario" 97 opiniões
avalie fechar
Alan Ribeiro (2) 16/04/2008 10h03
Alan Ribeiro (2) 16/04/2008 10h03
Tenho me tornado assíduo leitor dos comentários, pois sempre é possível encontrar "pérolas da sabedoria", tanto dos mais ingênuos radicais e iletrado, ao mais sofisticado e rebuscado situacionistas. Essa é a maravilhosa face da Democracia, tantos contrários e todos com voz, pelo menos aqui. Sou pela democracia, se os estudantes universitários (que em tese tem uma capacidade maior de discernimento) estão colocando uma versão ultrapassada do Lenin como Reitor, que arquem com a escolha. Se o cara começar a "revolução" marxista e leninista na UnB, vai ser interessante ver o resultado. A história se repete, os sábios aprendem com ela, os ignorantes a repetem.
Por favor, não pensem que sou contra o novo Reitor, o fato é que, se ele for um excelente Reitor, vai calar a boca de muita gente boa. Como todos tem o direito do benefício da dúvida...
14 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (185) 16/04/2008 08h32
Eduardo Petrucci Gigante (185) 16/04/2008 08h32
Temos então uma pessoa que declara que o novo reitor é "a vanguarda do atraso"! Defensor de tudo que era preconizado por União Soviética, Cuba, Albânia e outros que tais. Será, esse novo Reitor, um sujeito de eras passadas.
Apenas que o declarante manda olharmos apenas a foto do novo reitor e saberemos de tudo!
Quer dizer então, ilustre missivista, que a antiquada e não confirmada Teoria do Criminoso Nato, do Lombroso - fins do séc. 19 - tornou-se o que há de modernidade? O estado da arte?
10 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 16/04/2008 07h24
josé reis barata barata (2329) 16/04/2008 07h24
Sou a favor do voto qualificado sim, mas para a sociedade como um todo, como instituto e instrumento de escolha dos governantes, do exercício e como exercício progressivo da cidadania, como conquista paulatina do sufrágio universal;jamais particularizado,para Organizações Administrativas vinculando por interesses pessoais o subordinado ao Chefe, este, sujeito que é aos princípios constitucionais, irreconciliáveis com aqueles anseios particulares, insculpidos no caput do art 37 da CF:legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Propiciando e oportunizando, se daquela forma, o desabrochar do imanente leque de vícios humanos.
Todos os demais discursos são vazios de conteúdo, ou a mais lídima expressão de autoritarismo, da lei da força que: enquanto fertiliza o campo fértil da corrupção, furta e se apodera de todo o proveito pátrio derivado de uma economia internacional amplamente favorável, mas conjuntural e politicamente perigosa.
49 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (96)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página