Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2008 - 18h41

UnB se compromete a administrar contratos que antes eram repassados a fundações

Publicidade

da Folha Online

A UnB (Universidade de Brasília) se comprometeu nesta sexta-feira a administrar os convênios e contratos que antes eram terceirizados às fundações de apoio à instituição. O compromisso consta do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que será assinado pela UnB, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a CGU (Controladoria Geral da União) para estabelecer um padrão dos contratos.

O termo é uma forma de evitar que as fundações contratem empresas para realizar serviços de consultoria, por exemplo, que poderiam ser executados pela própria UnB. Para o Ministério Público, repassar contratos a terceiros por meio das fundações é forma de burlar a lei de licitações, pois a UnB estaria indiretamente contratado uma empresa sem realizar concorrência pública.

"O TAC pretende trazer para a universidade o controle desses recursos. Os contratos continuarão sendo firmados, só que geridos e executados pela própria universidade. Aqueles em andamento serão revisados um a um", disse a procuradora, Raquel Branquinho.

Segundo a UnB, as fundações foram criadas para captar recursos privados para o financiamento da universidade publica. No entanto, o que ocorreu na UnB foi a inversão de funções: as entidades passaram a captar recursos públicos e a remunerar a prestação de serviços privados.

O reitor temporário da UnB, Roberto Aguiar, disse que as prioridades são os contratos firmados pela Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos) --investigada por desvio de verba para decorar o apartamento funcional do ex-reitor Timothy Mulholland.

"Vai haver mudanças sérias no relacionamento da UnB com as fundações. Ou elas seguem as normas legais vigentes ou serão desvinculadas da universidade", afirmou.

O vice-reitor temporário, José Carlos Balthazar, disse que a idéia é que seja criada uma estrutura dentro da própria UnB que permita o gerenciamento de recursos captados de forma eficiente.

"Não há uma fórmula para isso, é preciso discutir. Por isso a parceria interinstitucional é importante", afirmou.

Comentários dos leitores
Carlos Lobitsky (1659) 03/07/2008 20h03
Carlos Lobitsky (1659) 03/07/2008 20h03
Interessante, ATÉ HOJE NINGUEM DA IMPRENSA NOS EXPLICOU SOBRE OS REPASSES DE VERDA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO, NA GESTÃO SERRA/KASSAB, repassou para a FINATEC, R$100milhões de reais.
Porque sera, eim?
Acusaram tanta gente, só para aparecer, e depois que viram o tiro no próprio pé ficaram na encolha, até o FORUM MORREU,
Êta turminha, cade a Yasbék, para comentar o repasse do Serra/kassab, o homem que assinou, reconheceu firma, e depois mentiu, vergonhosamente.
São eles que comandaram todas as CPI, no governo LULA, e ai oque aconteceu?
Só marmelada, pois contra LULA NADA, CONTRA ELES TUDO.
Estes reitores, estão pagando por serem simpatizantes de partidos que não PSDB/DEM, onde sempre aparece DETRANS, HOSPITAIS,METRÔS, TRENS, ALSTONS, ANÉIS VIARIO, CARTÕES DE CRÉDITO QUE NÃO EXISTIRAM E DEPOIS PASSARAM A SER DE DÉBITO, E DEPOIS SUMIU, como pode.
E parte da imprensa vem junto.
Nada como um dia após o outro.
Os escandalos aparecem sempre, e sempre PSDB/DEM onde governam, tem até acusação sobre Tribunal de Contas do Estado e do Municipio.
Pode?
Para nós não, para eles podem.
Ai sai uma nova pesquisa onde LULA continua com 89% e eles com 11% COITADINHOS, morreram, e esqueceram de se interrar.
149 opiniões
avalie fechar
manoel loia de melo (104) 03/07/2008 20h00
manoel loia de melo (104) 03/07/2008 20h00
tem que chamar todos os brasileiros que estão fora do país, fazer uma muralha da altura das nuvens e exterminar a todos, aguardar mais um milhênio e por um casal de europe para iniciar o brasil denovo.
acredito que depois teremos administrador público honesto. infelizmente acho que somente desse jeito é que será possível viver com vontade de se ler alguma coisa sem patifaria.
24 opiniões
avalie fechar
Jayme Elias Bentolila (25) 21/05/2008 09h39
Jayme Elias Bentolila (25) 21/05/2008 09h39
Foram mostradas as fotos do palácio que a UNB coloca a disposição dos reitores, que tal agora mostrarem fotos dos prédios da Unb onde os alunos estudam, do local onde moram os estudantes que la residem, para se ver a diferença de tratamento. 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (80)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página