Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2008 - 06h35

Blog do Josias: Frase de Temporão ameaça aprovação da neo-CPMF

Publicidade

da Folha Online

Em um momento em que os deputados da basea aliada tentam mobilizar a Câmara para a recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), o ministro José Gomes Temporão (Saúde) fez declarações que soaram como um alistamento no exército inimigo. Para ele, há alternativas para angariar recursos extras à Saúde, informa o blog do Josias.

O ministro disse que considera vital a definição de novas fontes de financiamento da Saúde, mas citou a possibilidade de sobretaxar produtos que prejudicam a saúde do brasileiro e oneram o orçamento da Saúde, como cigarros, bebidas e armas.

"Temos um dos seis cigarros mais baratos do mundo. Essas medidas podem, talvez, não garantir a totalidade de recursos que a Saúde precisa, mas podem construir uma equação que nos permita sair dessa indefinição", disse o ministro.

Para a oposição, a declaração do ministro oferece uma razão a mais para obstruir a votação da CSS (Contribuição Social para a Saúde), o novo nome da CPMF. O governo que incluir o tributo no texto da emenda 29, que amplia a verba para a saúde, e definir uma alíquota de 0,1% --a da CPMF era de 0,38%.

"O imposto que incide sobre fumo e bebida é o IPI. Um tributo cuja arrecadação não pode ser vinculada diretamente à Saúde", disse ao blog o deputado Pepe Vargas (PT-RS), relator do projeto que inclui a emenda 29.

Leia a matéria completa no blog do Josias.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Fim da estabilidade de servidores públicos seria uma saída respeitosa ao gargalo de crescimentoe diminuição de gastos.
Herança do Brasil colonial, serviço público fica refem de sindicatos que defendem, obviamente, somente aumentos de salarios e regalias e estão nem ai para a sociedade privada, que os sustentam.
Mas se pensar, precisamos de uma reforma generalizada, ou seja, um "Nascer de novo" que o torna totalmente inviavel.
Complicado a situação do Brasil.
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. 1 opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
Comentários dos leitores
O Povo concorda, sim! Só não concorda com essa contribuição corrupto que quer se enconder, sonegando. sem opinião
avalie fechar
andre moreira ribeiro (1) 03/09/2009 21h31
andre moreira ribeiro (1) 03/09/2009 21h31
Uma forma inteligente de fazer justiça social: quem movimenta muito dinheiro no banco contribuirá com um milésimo de sua fortuna e dará ao Estado mais recursos para trazer benefícios para a população. Se vc tem muito dinheiro orgulhe-se de ajudar o país, pense na coletividade e movimente-o no banco. 4 opiniões
avalie fechar
darci nunes (20) 20/08/2009 21h43
darci nunes (20) 20/08/2009 21h43
O povo repudia a nova versão da CPMF, cuja finalidade é extorquir a população. Como se não bastasse o verdadeiro assalto que os bancos praticam com a cobrança de suas taxas absurdas e isso para emprestar nosso dinheiro, o que lhes garante lucro certo e fácil.
A roubalheira praticada pelos políticos acampados no Congresso Nacional e por esse Brasil afora, nos enche de vergonha e de arrependimento por tê-los eleitos.
O governo emprestou dinheiro para o FMI, para a Bolívia, nos assalta com impostos criminosos embutidos nas mercadorias e ainda querem nos esfolar vivos com a maldita parente da CPMF.
Vão cobrar os sonegadores do IR e do INSS, reduzam as verbas destinadas a manter os nababos do Congresso e combatam a corrupção desenfreada que vai sobrar muito dinheiro, não só para a saúde como para todas as obras sociais que se fazem necessárias.
Até parece que existe uma curriola política, cujo papel é criar meios para extorquir a população brasileira.
7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (462)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página