Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2003 - 16h35

Jornalista faz pré-lançamento em Belém de publicação de esquerda

AUGUSTO PINHEIRO
enviado especial da Folha Online a Belém (PA)

Jornalista da revista "Caros Amigos", José Arbex Jr. anunciou hoje de manhã, no 2º Fórum Social Pan-Amazônico, em Belém (PA), que lançará no próximo dia 25 o jornal semanal "Brasil de Fato", de circulação nacional e com tiragem inicial de 100 mil exemplares.

"Pretendemos disputar com a grande mídia e mostrar as informações sobre o Brasil que ninguém conhece", disse durante mesa redonda sobre mídia e poder, no Ginásio da Guarda Municipal.

A intenção é que o jornal vire diário e que a tiragem chegue a 500 mil exemplares. Hoje à noite, na capital paraense, será feito um evento de pré-lançamento. No Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, haverá outra festa.

Segundo Arbex, o principal motor para o projeto foi a mobilização do MST em torno do plebiscito sobre a Alca. "Mais de 10 milhões de pessoas votaram contra", afirma.

Com base nesse número, ele acha que o projeto é viável e já está organizando comitês estaduais da publicação. "Não queremos ficar restritos ao eixo Rio-São Paulo. Se isso acontecer, fracassamos."

Entre os colaboradores da nova publicação estão o fotógrafo Sebastião Salgado, Noam Chomsky, Fábio Konder Comparato, Emir Sader e Eduardo Galeano. O jornal ainda contará com o apoio de redes de informação mundiais.

Em relação ao governo Lula, Arbex diz que ele será criticado caso faça algo contra o "interesse do povo". "O Lula é um governante popular, indesejado pelas elites, até que se prove o contrário", diz.

O jornalista Ausgusto Pinheiro viajou a convite da organização do Fórum Social Pan-Amazônico.

Leia mais:
  • Rádio transmite Fórum Pan-Amazônico para outros Estados


  • Delegações têm que empurrar barco para chegar ao fórum em Belém


  • Quilombolas discutem em Belém luta por propriedade das terras


  • Boneco do Tio Sam é queimado em frente ao Mc Donald's no Pará


  • Marcha contra Alca marca abertura do Fórum Pan-Amazônico

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade