Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2009 - 11h02

CNJ arquiva ação contra De Sanctis por suposto desvio funcional de conduta

Publicidade

da Folha Online

O corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Gilson Dipp, decidiu arquivar a ação do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) contra o juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, por suposto desvio funcional de conduta.

De Sanctis foi encarregado pelo inquérito da Operação Satiagraha, que investiga crimes financeiros. Ele expediu mandados de prisão contra o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas.

Na representação, o deputado questionava o suposto "desvio funcional de conduta" e pedia um possível "processo legal administrativo disciplinar" contra De Sanctis.

Para ele, o juiz desrespeitou a Constituição ao conceder senhas de acessos telefônicos ilimitadas durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Segundo Jungmann, De Sanctis foi o responsável por expedir mandados de prisão na Operação Satiagraha, de ter fornecido à PF senhas quer permitem ter acesso aos dados cadastrais e ao histórico de ligações telefônicas realizadas no país.

Para o deputado, o suposto repasse das senhas fere a Constituição por violar o sigilo de informações dos usuários de telefonia. O deputado se baseou em reportagens da Folha para elaborar a reclamação ao CNJ.

A ação de Jungmann foi considerada por Dipp intempestiva, ou seja, teria ocorrido fora do prazo previsto em lei.

Comentários dos leitores
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
JUSTIÇA BRASILEIRA:
Imagine aquela estatual que representa a justiça como ela realmente deveria sr. A balança que ela segura estaria pendendo para o lado em que a bandeja estaria cheia de ouro e a venda nos olhos é transparente. Esta é a justiça brasileira. Besta de quem acha que dinheiro não compra qualquer coisa.
1 opinião
avalie fechar
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Erro de Protógenes: Mexer com banqueiro. sem opinião
avalie fechar
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Rui, o Itamar e o Sarney NÃO foram eleitos pelo voto popular........ assumiram o posto por acidente. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5059)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página