Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2009 - 10h17

Conselho de Ética vota hoje cassação de Edmar Moreira

Publicidade

da Folha Online

O Conselho de Ética da Câmara vai votar nesta quarta-feira o relatório do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que pede a cassação do mandato do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) por quebra de decoro parlamentar.

O parecer foi apresentado no último dia 17, mas houve pedido de vista e a sessão foi adiada. Em seu relatório, Fonteles afirma haver indícios da não prestação dos serviços de segurança nas empresas da família de Moreira, apesar de o deputado ter justificado o uso da verba indenizatória da Casa para a sua segurança pessoal.

Na opinião de Fonteles, o uso da verba indenizatória no pagamento de serviços de segurança em empresas de Moreira "violou os princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade e da moralidade".

O relator afirma que o parlamentar não negou ter utilizado a verba indenizatória da Casa para pagar serviços de segurança prestados por empresas de sua família --o que constitui, segundo Fonteles, procedimento incompatível com o decoro parlamentar.

"O princípio da moralidade traduz o raciocínio de que os agentes públicos não devem somente obedecer e estar em conformidade com a lei, mas em suas atividades, no seu agir, trilhar nas sendas do que é justo, honesto e probo", diz o relator no parecer. "A conduta do representado está plenamente caracterizada como procedimento incompatível com o decoro parlamentar", afirma.

Acusações

Moreira é acusado de justificar gastos com a verba indenizatória --benefício mensal de R$ 15 mil para deputados cobrirem gastos nos Estados-- com notas fiscais de suas próprias empresas de segurança. Na época não existia uma regra clara sobre essa prática. A suspeita é de que os serviços não eram prestados.

Outra questão que complica o caso de Edmar, que é dono de um castelo avaliado em R$ 25 milhões, é o fato de que o valor gasto pelo deputado com os serviços de segurança é o dobro previsto na Lei de Licitações.

Em depoimento no Conselho de Ética, ele também se complicou ao evitar responder perguntas do relator e ao se contradizer sobre a relação com o tenente reformado da Polícia Militar de Minas Gerais, Jairo Lima --apontado por ele como responsável por sua equipe de segurança.

Lima foi funcionário do gabinete do filho de Edmar, o deputado estadual Leonardo Moreira (DEM-MG), que acompanhou ao lado do pai e do irmão Júlio a leitura do parecer de Fonteles ao Conselho de Ética.

A suspeita é que Lima seria laranja do deputado para comprovar os serviços de segurança privada pagos com a verba indenizatória. O contrato assinado por Lima não tem data comprovando quando foi assinado e nem especifica o serviço prestado.

Edmar nega as acusações e afirma que seu processo por quebra de decoro parlamentar foi um "cala boca" e que ele foi o "boi de piranha" para desviar o foco dos escândalos que atingiram a imagem da Câmara desde o início do ano.

Comentários dos leitores
helio marinho (51) 22/01/2010 18h26
helio marinho (51) 22/01/2010 18h26
O inferno de Dantes(divina comedia) é o paraiso comparado ao STF,que ao pronuciar contra a não obrigatoriedade da profissão jornalistica,para aqueles que exercem tal profissão,fez com que apenas se copiem as questões sem conhecer os metodos em profundidade e extensão sua causas e seus efeitos;sendo assim,qualquer um pode dizer e ser qualquer coisa,pois,os instrumentos de aferimentos e de avalição não passam de meras formalidades legais sem utilidade pratica alguma,a balança é só um patuá,não tendo serventia nenhuma e o relogio é um amuleto de adoração aos deuses;ora,essas decisões são feitas de oblações aos extraterrestres,porque não tem conecções nenhuma com a realidade dos fatos das coisas terrenas;ao inves de obrigar que o SUS tenha a capacidade de antecipadamente diagnosticar provaveis complicações fetais,prefere suscitar o debate dos ainda não vivos,que na verdade deveria discutir a morte dos que estão vivos;quem é que pode levar a serio uma instituição assim,que não tem capacidade do porvir e que não interfere de maneira eficaz na erradicação definitiva da mazela sociais;se o mal é pago com a justiça,o que paga a justiça quando ela torna-se má;somente quando ela propria se tornar cruel e violenta consigo mesma,porque só assim vai aprender a sí temer,a sí respeitar e a sí conhecer. sem opinião
avalie fechar
Eduardo Giorgini (480) 12/01/2010 16h03
Eduardo Giorgini (480) 12/01/2010 16h03
"Dilma neles!"
Isso ai!
Dilma no Lula, Dilma no Delúbio, Dilma no mensalão, Dilma na Dilma ...
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (315) 10/01/2010 13h52
Leucio Da Mota Barbosa (315) 10/01/2010 13h52
O PIG ESTA ENTRANDO EM DESESPERO TOTAL !
OS SEUS GRANDES REPRESENTANTES SE CONTORCEM EM DORES , COM SUA LINGUAGEM AGRESSIVA E MENTIROSA .
SABEM PORQUE ? ESTÃO DESESPERADOS PORQUE SABEM QUE VÃO PERDER AS PROXIMAS ELEIÇÕES !
ESTES SÃO ALGUNS AUTENTICOS REPRESENTANTES DA FAUNA
DA IMPRENSA MARROM .
É PIG !
É PIG !
É PIG - É PIG -É PIG !
JABOR , MERVAL PEREIRA , MAINNARD " AQUELE DA VEJA" , BORIS CASOY , LUCIA HIPOLITO , BOECHAT , SARDENBERG .
ELES PENSAM QUE SÃO OS DONOS DA INFORMAÇÃO , E PENSAM QUE SÓ EXISTEM IMBECIS PARA ACREDITAREM NOS SEUS COMENTÁRIOS .
82 POR CENTO DOS BRASILEIROS E TODA IMPRENSA INTERNACIONAL , NÃO PODEM ESTAR ERRADOS E OS PIG CERTOS .
POR ISTO DILMA NELES !
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1645)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página