Brasil
03/07/2009 - 17h22

Procuradoria pede condenação de líder do MST de Pernambuco por invasão de navio

Publicidade

da Folha Online

O MPF (Ministério Público Federal) em Pernambuco apresentou recurso ao TRF-5 (Tribunal Regional Federal) da 5ª Região requerendo reforma da sentença que absolveu o coordenador estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Jaime Amorim. O juiz de primeira instância absolveu Amorim por entender não haver provas contra ele.

A Procuradoria pede que o TRF-5 condene Amorim pela prática criminosa de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, cuja pena prevista é um mês a três anos de detenção --se for qualificado.

De acordo com a denúncia, Amorim comandou em julho de 2000 a invasão ao navio liberiano Antillanca, que estava aportado em Recife e trazia uma carga de 38 mil toneladas de milho transgênico. Na ocasião, mais de 500 pessoas ligadas ao MST invadiram a embarcação utilizando pedaços de pau, pedras e coquetéis molotov".

Para a Procuradoria, as entrevistas dadas por Amorim à época mostraram a intenção de incendiar a carga do Antillanca de forma consciente e voluntária. O MPF entende que os sem-terra agiam sob orientação de Amorim e não por iniciativa própria.

Procurado pela reportagem, o MST informou que não iria comentar o pedido de reforça de sentença da Procuradoria.

Comentários dos leitores
mauricio casanova (11) 10/11/2009 01h19
mauricio casanova (11) 10/11/2009 01h19
Poderiam esfregar essa decisão da OEA na cara do Gilmar "coitadinho do fazendeiros" Mendes. sem opinião
avalie fechar
Jason Lagos (7) 09/11/2009 18h42
Jason Lagos (7) 09/11/2009 18h42
O governo Lula sequer pronuncia a palavra terrorismo, e jamais assinará qualquer convenção sobre o assunto, caso contrário teria que condenar grupos como o Hamas e Farc e usar a lei contra o MST. Que Deus tenha piedade dos produtores rurais, responsáveis diretos por parcela significativa do êxito da economia brasileira. sem opinião
avalie fechar
Maria Elisabeth (1) 09/11/2009 16h45
Maria Elisabeth (1) 09/11/2009 16h45
Tem algo de muito estranho neste fato. Grupo Dantas.... Oportunity.. Será que ninguém mais se
lembra quem são??? Quem será o verdadeiro bandido na história? O ladrão rico ou o baderneiro pobre??????
7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2007)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca