Procuradoria pede condenação de líder do MST de Pernambuco por invasão de navio
da Folha Online
O MPF (Ministério Público Federal) em Pernambuco apresentou recurso ao TRF-5 (Tribunal Regional Federal) da 5ª Região requerendo reforma da sentença que absolveu o coordenador estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Jaime Amorim. O juiz de primeira instância absolveu Amorim por entender não haver provas contra ele.
A Procuradoria pede que o TRF-5 condene Amorim pela prática criminosa de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, cuja pena prevista é um mês a três anos de detenção --se for qualificado.
De acordo com a denúncia, Amorim comandou em julho de 2000 a invasão ao navio liberiano Antillanca, que estava aportado em Recife e trazia uma carga de 38 mil toneladas de milho transgênico. Na ocasião, mais de 500 pessoas ligadas ao MST invadiram a embarcação utilizando pedaços de pau, pedras e coquetéis molotov".
Para a Procuradoria, as entrevistas dadas por Amorim à época mostraram a intenção de incendiar a carga do Antillanca de forma consciente e voluntária. O MPF entende que os sem-terra agiam sob orientação de Amorim e não por iniciativa própria.
Procurado pela reportagem, o MST informou que não iria comentar o pedido de reforça de sentença da Procuradoria.
Leia mais sobre o MST
- Justiça Federal determina extinção do curso de direito para assentados
- Integrantes do MST invadem fazendas em São Paulo e Paraná
- MST faz protestos em 15 Estados contra redução de verbas para educação
Outras notícias sobre política em Brasil
- Governo quer reajustar Bolsa Família ainda em 2009, diz Dilma
- Sarney admite erro em justificativa, mas volta a culpar contador por omissão de casa
- Explicação de Sarney para omissão de casa diverge de informações dadas ao TSE
Especial
- Veja o que existe sobre o MST
- Leia cobertura completa sobre os 25 anos do MST
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


Ou seja, são terroristas, organizados e descaradamente financiados, por certos setores do governo.
Existem montanhas de provas nesse sentido, e ninguém faz absolutamente nada.
As "autoridades" fazem de conta que não vêm, porque se mexerem nisso, esbararão rapidamente em conhecidas figuras da nossa política.
Uma hora qualquer, se nada for feito, os que são atacados por essas quadrilhas, não terão outra alternativa, a não ser partir para o revide.
É só uma questão de tempo, e pelo jeito é exatamente isso o que estão querendo ...
avalie fechar
avalie fechar
Agora culpam, os Proprietários por defenderem seu patrimonio,e culturas, que cultivam em sucessão de gerações, e imigrantes, do Sul, com afinco.
Parem com isso e vão empregar-se, como os trabalhadores das cidades.
Quem não é Patrão tem que ser Peão. É a lei do trabalho e da Vida, desde que o mundo é mundo.
Ou vão reverter esta Lei, em seu favor, também ?....
Talvez.... se o governo auxiliar ......., até , pode.
avalie fechar