Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2004 - 16h57

América do Sul pode agir de forma coesa pela segurança, diz Viegas

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

O apoio de países da América do Sul à presença de militares brasileiros no Haiti mostra que a região tem capacidade de agir de forma coesa na defesa da segurança internacional, avaliou o embaixador José Viegas Filho, que deixou o Ministério da Defesa.

O respaldo da Argentina, Uruguai, Peru e Chile demonstrou que "a América do Sul tem perfeita capacidade de agir de maneira coesa e concreta em defesa da paz e da segurança internacionais", disse Viegas.

Viegas destacou também o "preparo dos soldados, que têm um história impecável de participação nas operações de paz da ONU [Organizações das Nações Unidas]".

O vice-presidente José Alencar, que assumiu a pasta da Defesa, também citou a presença de tropas brasileiras no Haiti em seu discurso de posse. Ele disse que "merece destaque a contribuição das Forças Armadas brasileiras nas missões de paz realizadas no passado e, em especial, a que se encontra em marcha no Haiti".

Hoje, durante a cerimônia de transmissão de cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma crítica à forma de atuação das tropas norte-americanas em outros países. Disse que se os militares brasileiros não estivessem no Haiti, "lá estariam os militares americanos fazendo o que jamais os militares brasileiros vão fazer. Porque a orientação é de que nós não iremos cumprir nenhum papel de política".

O governo brasileiro foi contrário à ação armada dos EUA no Iraque.

Leia mais
  • Entenda os motivos que levaram à demissão de Viegas
  • Alencar toma posse preocupado com general
  • Alencar diz que ainda irá estudar questão da Varig
  • Alencar evitar comentar manutenção de comandantes das Forças Armadas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Alencar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página