Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2004 - 15h42

Alencar evitar comentar manutenção de comandantes das Forças Armadas

Publicidade

da Folha Online

O vice-presidente da República, José Alencar, evitou comentar hoje, ao ser empossado ministro da Defesa, se manterá os três comandantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Segundo ele, os comandantes já apresentaram interesse em colaborar.

"Não há nenhum bombardeio. O que nós estamos vendo é o contrário: uma disponibilidade total dos três comandantes para exercer sempre um trabalho sério e em benefício de uma causa maior, que é o país, é a democracia, é a integridade territorial", disse.

Em seu discurso de posse, Alencar defendeu o uso dos recursos orçamentários da pasta para reaparelhar as Forças Armadas.

Alencar evitou também falar sobre a polêmica que levou o ex-titular da pasta, o embaixador José Viegas Filho, pedir demissão. Viegas decidiu deixar o cargo em 22 de outubro, após o Comando do Exército divulgar uma nota sobre a suposta divulgação de fotos --desmentidas depois-- do jornalista Vladimir Herzog, preso durante o regime militar (1964-1985).

"Historicamente [as Forças Armadas] superam barreiras e eventuais equívocos de percurso, pois são esteios da soberania e fatores de estabilidade", disse.

"A minha visão é daqui para a frente. Não tenho nada com o passado. Eu estou empenhado em realizar um trabalho para fortalecer o Ministério da Defesa, as três forças, e não só nas ações militares, como também em todas as outras ações. Nós temos que estar presentes nestas questões para valer, mas com amor, e não com ódio."

Sobre a possibilidade de o governo ajudar a empresa aérea Varig, José Alencar afirmou que primeiro precisa conhecer o quadro da companhia.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Entenda os motivos que levaram à demissão de Viegas
  • Alencar toma posse preocupado com general
  • América do Sul pode agir de forma coesa pela segurança, diz Viegas
  • Alencar diz que ainda irá estudar questão da Varig

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Alencar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página