Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2004 - 20h21

Lula reúne ministros petistas e agenda encontro com toda a equipe em dezembro

Publicidade

da Folha Online

Um dia depois de o Diretório Nacional do PT aprovar uma resolução sobre os reflexos da eleição no governo federal e os rumos da economia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne na noite de hoje os ministros petistas, na Granja do Torto.

Em tese, o encontro servirá para os colegas de partido levarem ao presidente os resultados da reunião do diretório, ocorrida neste final de semana. No entanto, Lula deverá aproveitar a oportunidade para comunicar os petistas que precisará ceder mais espaço para partidos aliados, como o PMDB e o PP, na futura reforma ministerial.

Além disso, Lula reunirá toda a sua equipe ministerial nos dias 10 e 11 de dezembro. A informação foi confirmada pela assessoria do Palácio do Planalto nesta segunda-feira. O local do encontro ainda não foi definido.

Os preparativos para o encontro começaram hoje, no Palácio do Planalto. O presidente Lula comandou uma reunião com a equipe de coordenação política do governo para tratar dos temas que serão debatidos na reunião ministerial.

Participaram da reunião na manhã desta segunda os ministros José Dirceu (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), Luiz Gushiken (Comunicação de Governo e Gestão Estratégica), Antonio Palocci (Fazenda), Jaques Wagner (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Aldo Rebelo (Coordenação Política) e o vice-presidente, José Alencar.

A notícia do agendamento da reunião ocorre num momento em que discute-se uma reformulação no comando dos ministérios. O rearranjo serviria para abafar a rebelião de alguns partidos da base, como o PMDB e o PTB, e acomodar o PP, que tem ajudado o governo nas votações. A pauta da Câmara segue obstruída por mais de 20 medidas provisórias.

Além disso, o presidente precisa preencher alguns espaços abertos após a saída de alguns integrantes. A mudança mais recente ocorreu no Planejamento, após o ex-titular da pasta, Guido Mantega, ser deslocado para a chefia do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no lugar de Carlos Lessa, demitido.

O presidente também deverá nomear um ministro para a Defesa, comandada atualmente pelo vice-presidente da República, José Alencar. Outras pastas deverão sofrer mudanças, como Esporte e Cidades.

Na próxima quarta-feira, se reunirá com os deputados do PMDB na casa do ministro das Comunicações, Eunício de Oliveira. Na semana passada, se reuniu com senadores do partido na casa do ministro Amir Lando (Previdência).

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Genoino diz que PT não quer constranger governo federal
  • Eunício confirma reunião de Lula com deputados do PMDB e fala em coalizão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre reformas ministeriais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página