Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2004 - 16h09

Lula volta a rebater FHC e critica "infortúnio dos anos 90"

Publicidade

da Folha Online

Sem citar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a utilizar hoje um discurso para responder às críticas feitas pelo tucano à sua gestão.

Nesta quinta-feira, ao falar sobre democracia na América Latina, Lula criticou "aqueles que hoje se arvoram sabedores do que fazer, mas que, na verdade, são responsáveis por esses equívocos do passado".

Disse que "o infortúnio dos anos 90, em grande parte, não foi obra da fatalidade". Segundo ele, trata-se de um "engessamento voluntário" das instituições e do Estado, "a tal ponto que a democracia perdeu sua credibilidade como poder regulador, e a política a sua prerrogativa transformadora da sociedade".

Lula reclamava de uma "receita ortodoxa" econômica, segundo ele, "transplantada para nossos países como se fosse possível realizar, aqui, a mesma trajetória conduzida pelas facilidades existentes nos países ricos".

"O implante desse corpo estranho exigiu o abandono incondicional de todo e qualquer planejamento público, bem como o veto a idéias, estruturas e valores que pudessem mediar as forças do mercado com a ação republicana e democrática da sociedade", disse.

O presidente argumentou que à época não havia uma moeda forte que possibilitasse "negligenciar déficits na balança comercial e desequilíbrios nas contas correntes".

Lula ainda terminou seu discurso citando a paridade cambial entre o dólar e o peso argentino, de autoria do então ministro da Economia Domingo Cavallo, no governo de Carlos Menen (1990-2000).

"No tempo glorioso, em que os argentinos comemoravam que 1 peso valia 1 dólar. Vocês se lembram do tempo glorioso em que no Brasil se comemorava que 1 real valia 1 dólar. Como mentira tem perna curta, nem 1 real valia 1 dólar, nem 1 peso valia 1 dólar."

Segundo ele, "quando a economia se ajustou, todos nós sofremos com isso e perdemos muito".

Leia mais
  • FHC ameniza críticas a Lula e cobra combate à violência no Rio
  • Alckmin critica reação de petistas às declarações de FHC

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre FHC
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  • Leia o que já foi publicado sobre pronunciamentos do presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página