Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2005 - 13h35

Ministro diz que assassinos de freira devem ser presos nas próximas horas

Publicidade

TATHIANA BARBAR
da Folha Online

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou nesta segunda-feira que o governo federal está tomando todas as providências necessárias para solucionar o assassinato da missionária americana Dorothy Stang, 73. "Uma grande força-tarefa vai solucionar o crime. Os criminosos estão praticamente identificados, há três mandados de prisão expedidos pela Justiça e, em algumas horas, os assassinos serão presos."

Thomaz Bastos participou hoje do lançamento da Campanha do Desarmamento 2005, em São Paulo.

A freira foi assassinada com seis tiros neste sábado, em Anapu (PA). Ela trabalhava na região havia pelo menos 20 anos e lutava contra os grileiros da região. A suspeita é de que Stang tenha sido assassinada por pistoleiros.

O ministro classificou o crime como inominável. "Isso que aconteceu com a freira é indiscutível, uma tragédia. Os culpados têm que ser punidos com rigor. A resposta ao crime é a repressão penal dura e forte."

Paulo Santos/AP
Homens carregam caixão com corpo de missionária no PA
Homens carregam caixão com corpo de missionária no PA
Márcio Thomaz Bastos conheceu a freira em um evento contra os assassinos do sindicalista Chico Mendes, morto por pistoleiros em 1988, no Acre. "Ela era uma pessoa muito importante para o Brasil e para o mundo. Ela tinha vocação para esse trabalho, em favor dos mais desvalidos e desprotegidos."

A freira lutava contra a violência fundiária, os crimes ambientais e a grilagem de terras na região. O ministro afirmou que vai participar amanhã de uma reunião com outros nove ministros para avaliar a situação na região. "Situação que começa, agora, a ser equacionada."

Bastos disse que falou com o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, e que a PF está mandando hoje um avião para ajudar nas buscas aos assassinos da freira.

O ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, está acompanhando o velório da missionária em Altamira (PA). O enterro de Dorothy Stang deve ocorrer em Anapu.

Segundo as Irmãs de Notre Dame de Namur, a freira manifestava o desejo de ser enterrada na cidade.

Crime

A Polícia Civil do Pará resgatou neste domingo o corpo de um trabalhador de uma fazenda assassinado sábado à noite, no município de Anapu (PA), a cerca de 300 metros do local da morte da missionária.

Segundo a polícia, Adalberto Xavier Leal foi morto por oito homens armados que invadiram seu barracão e o executaram com um tiro de espingarda.

A polícia informou que Leal trabalhava para um fazendeiro conhecido como Tati, apontado pela Comissão Pastoral da Terra suspeito pela morte da freira.

Leia mais
  • Madeireiros e fazendeiros dizem que morte de freira foi "covarde"
  • Ministro acompanha velório de freira assassinada no Pará
  • Justiça decreta prisão de 3 suspeitos de terem assassinado missionária
  • Envolvidos no crime da missionária seriam pistoleiros, diz ministro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a morte da freira no Pará
  • Veja o comentário do sociólogo Antonio Flávio Testa, da UnB (só para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página