Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2005 - 17h39

Hugo Chávez diz que petróleo aguça "voracidade imperialista"

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Em discurso feito nesta terça-feira, Cúpula América do Sul-Países Árabes, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou o "imperialismo americano".

Segundo Chávez, a Venezuela está sendo ameaçada por esse "imperialismo". O presidente afirmou que os países árabes e a América do Sul possuem atualmente os dois maiores reservatórios de petróleo do mundo, o que aguça a "voracidade imperialista".

Ao defender uma aproximação da América Latina com os países árabes, Chávez apontou como exemplo a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), organização que reúne países com diferenças políticas e geográficas em torno de um objetivo comum, que é produção de petróleo.

Brasil e Argentina

Após o discurso, em conversa com a imprensa, Chávez afirmou que a população da América Latina "cansou do neoliberalismo" e do modelo econômico "perverso" que favoreceu as elites durante anos. "Há uma elite que empobreceu os nossos povos. Estou seguro que tanto [o presidente] Lula quanto [Néstor] Kirchner [presidente da Argentina] sabem do papel que devemos desempenhar neste momento, que pode ser definitivo para o futuro de nossos povos", declarou.

Apesar de defender a aproximação da América do Sul com os países árabes, Chávez minimizou a ausência de chefes de alguns países árabes no evento. "Nenhum país árabe está sem representante. Isso é muito importante".

Indagado sobre as relações entre Brasil e Argentina (Chávez participou do jantar realizado na noite desta segunda-feira, com Kirchner e Lula, na Granja do Torto), Chávez afirmou que não há intriga. Segundo o presidente venezuelano, Brasil e Argentina são "grandes amigos" e "conscientes do momento pelo qual passa a América do Sul".

Leia mais
  • Mercosul e países do Golfo assinam acordo de cooperação
  • Argentina faz mais reivindicações ao Brasil; Kirchner antecipa volta
  • Briga entre dois PMs é o primeiro conflito na Cúpula em Brasília
  • Na abertura da cúpula, Lula prevê "novo capítulo" com países árabes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cúpula América do Sul-Países Árabes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página