Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2005 - 18h45

Família de engenheiro seqüestrado no Iraque faz apelo a delegações árabes

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A família do engenheiro brasileiro João José de Vasconcellos Júnior, seqüestrado no norte do Iraque em janeiro, aproveitou a presença de delegações árabes que estão participando em Brasília da Cúpula América do Sul-Países Árabes para fazer um apelo pela colaboração desses países na busca de informações concretas a respeito dele.

"Em nome da amizade entre nossos povos, fazemos um forte apelo pela colaboração do seu país para que tenhamos notícias concretas e reais a respeito desse nosso ente tão querido", disse a família, em carta encaminhada pelo Itamaraty a 12 delegações árabes.

A família destaca que a comunidade árabe presente no Brasil "desfruta de nossa admiração e respeito, nunca tendo sido objeto de qualquer discriminação". Na carta, a família ressalta ainda que, passados mais de 110 dias do seqüestro de Vasconcellos, não obteve até o momento qualquer notícia concreta a respeito do ocorrido, "fato que nos tem levado a um processo de intensa angústia e sofrimento".

"O fato de o Brasil sempre se solidarizar com as causa dos árabes torna esse seqüestro cada dia mais incompreensível para nós", afirmou também a família na carta.

Seqüestro

Vasconcellos desapareceu no Iraque depois de um ataque rebelde. No Brasil, o governo e a construtora Norberto Odebrecht --da qual Vasconcellos Jr. é funcionário-- ainda tentam obter informações sobre o destino de Vasconcellos.

Segundo a empresa, as buscas pelo brasileiro ainda continuam, com a ajuda da Janusian Security Risk Management [empresa de segurança britânica que está em território iraquiano desde 17 de abril de 2003].

Vasconcellos, que trabalhava em projetos de engenharia da Odebrecht, e dois seguranças [que morreram na ação] da Janusian, foram atacados em 19 de janeiro último, em Beiji, ao norte do país.

Fontes da Odebrecht informaram que "há esperança de que Vasconcellos esteja vivo", já que "não há prova do contrário".

Insurgentes

O engenheiro foi seqüestrado em uma ação conjunta reivindicada pelos grupos Brigadas Mujahidin e Exército de Ansar al Sunna, em Beiji.

O seqüestro do brasileiro foi informado por meio de um vídeo [sem áudio] em que apareciam sua carteira de mergulhador e algumas cédulas de reais, mas em nenhum momento foram divulgadas imagens do engenheiro.

Até hoje, nenhum pedido de resgate foi feito à família, à construtora ou ao governo brasileiro, que tenta libertá-lo por meio de sua embaixada na Jordânia.

Leia mais
  • Hugo Chávez diz que petróleo aguça "voracidade imperialista"
  • Mercosul e países do Golfo assinam acordo de cooperação
  • Argentina faz mais reivindicações ao Brasil; Kirchner antecipa volta
  • Briga entre dois PMs é o primeiro conflito na Cúpula em Brasília

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cúpula América do Sul-Países Árabes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página