Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2005 - 20h30

ONG judaica vai a Brasília e diz que discurso pode justificar terror

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

O Centro Simon Wiesenthal, ONG judaica dedicada a combater o anti-semitismo, vê margem para interpretações favoráveis ao terrorismo nos discursos apresentados pelos participantes da Cúpula América do Sul-Países Árabes.

Representantes da ONG estão em Brasília como observadores anônimos e têm mantido contato com chefes de governos participantes para modificar o tom dos discursos oficiais na cúpula.

"Dizer que é legítimo o direito de resistir à ocupação, mesmo condenando o terrorismo, é muito ambíguo. O Hamas, quando atira uma bomba em um ônibus israelense cheio de civis, diz que não é terrorismo, mas luta legítima pela libertação. O discurso que estou ouvindo aqui é perigoso", afirmou à Folha o representante do Centro Simon Wiesenthal na América Latina, o argentino Sergio Widder, que está em Brasília desde ontem.

"Uma coisa que falta no discurso das autoridades é ao menos fazer uma menção aos países que apóiam o terrorismo."

De acordo com Widder, está ocorrendo justamente o que o centro temia --que o encontro não fosse meramente comercial, mas marcadamente político.

A ONG já havia mandado uma carta ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro expondo suas preocupações em relação à cúpula.

Consultado a respeito pela Folha, o Itamaraty respondeu que mantém relações estreitas com Israel, não havendo motivo para temer a cúpula, e que a maior prova disso é a viagem ao país que será feita pelo chanceler Celso Amorim nos próximos dias 28 e 29. O objetivo é mostrar que o Brasil tem boas relações tanto com países árabes quanto com Israel.

Leia mais
  • Família de engenheiro seqüestrado no Iraque faz apelo a delegações árabes
  • Hugo Chávez diz que petróleo aguça "voracidade imperialista"
  • Mercosul e países do Golfo assinam acordo de cooperação
  • Secretário da Liga Árabe defende luta contra o terrorismo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cúpula América do Sul-Países Árabes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página