Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2005 - 12h16

Dirceu é chefe do maior esquema de corrupção que vi, diz Jefferson

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), disse hoje que o ex-ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT-SP), é "o chefe do maior esquema de corrupção que eu vi nos últimos anos".

"O presidente Lula mostrou que é um homem que está acima de qualquer erro. O presidente sai fortalecido", disse ele.

Sérgio Lima/FI
Roberto Jefferson, que fez novas críticas a Dirceu
Roberto Jefferson, que fez novas críticas a Dirceu
O deputado fez essas declarações durante encontro do diretório nacional de seu partido, num hotel de Brasília. Na reunião, a legenda decidiu pela permanência de Jefferson à frente da legenda.

Jefferson disse que não comemorou a demissão de Dirceu, mas fez questão de dizer que a decisão foi acertada para proteger o governo.

Com o retorno de Dirceu à Câmara, os dois deputados devem travar um duelo em torno das acusações do suposto pagamento de mesada pelo PT para deputados do PP e do PL.

"Será um duelo democrático e respeitoso, como dois parlamentares, mas nós nos enfrentaremos. Não tenho nenhum problema de ser perseguido por José Dirceu. Vou enfrentá-lo", afirmou.

Ontem, depois da demissão de Dirceu, os deputados do PT, como o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), disseram que o retorno do ex-chefe da Casa Civil ao Congresso servirá para que ele tenha mais liberdade para se defender das acusações e, por consequência, para defender o próprio governo.

Presidência

O encontro do PTB já definiu o principal assunto da pauta. Jefferson continua na presidência da sigla. Logo no início do encontro, por aclamação, a discussão sobre a possível saída de Jefferson foi retirada da pauta.

Inicialmente, as bancadas do PTB insistiam para que Jefferson se afastasse da presidência da legenda por causa das denúncias de corrupção nos Correios envolvendo seu nome. A tendência foi reforçada depois que Jefferson relatou à Folha a existência de um suposto pagamento de mesada aos deputados do PP e do PL em troca de apoio político ao governo federal.

O cenário mudou, no entanto, depois que Jefferson prestou depoimento no Conselho de Ética da Câmara, na última terça-feira. Os petebistas avaliaram que o desempenho do deputado reverteu a situação de falta de credibilidade que o partido se encontrava. Além disso, avaliam que o PTB está em situação menos desconfortável agora do que na semana passada.

Leia mais
  • Dilma deve substituir Dirceu na Casa Civil
  • Pesquisa CNI/Ibope mostra queda na avaliação do governo Lula

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página