Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2005 - 13h35

Somente Serra levaria disputa presidencial a segundo turno, diz pesquisa

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), seria o único nome a levar para segundo turno uma disputa pela presidência da República com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira, mesmo havendo a disputa em segundo turno, o presidente Lula teria sua reeleição garantida, com 46,30% das intenções de votos, contra 32,70% de José Serra.

Segundo o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade, "os resultados das simulações apresentadas demonstram que se as eleições fossem hoje o presidente Lula seria imbatível e sem adversário à altura".

Em várias simulações feitas somente Serra levaria o pleito para segundo turno e também é o candidato que fica mais próximo de Lula no resultado de segundo turno.

Em uma disputa em segundo turno contra Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo, Lula teria 50,60% dos votos e o governador de São Paulo apenas 23,10%. Em uma disputa de segundo turno com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Lula ficaria com 53,70% dos votos e Aécio apenas com 19,20%.

Um segundo turno contra o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PMDB) seria vencido por Lula, que obteria 52,30% dos votos, contra 20,60% de Garotinho. Contra o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, Lula venceria o segundo turno de uma eleição hoje com 51,70% dos votos, contra 22,70% de FHC.

A última simulação sobre segundo turno feita pela pesquisa CNT/Sensus aponta vitória de Lula com 54,50% dos votos contra o atual prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (PFL). Na opinião de Clésio Andrade, a indefinição dos nomes dos candidatos à disputa em 2006 tem piorado o desempenho da oposição.

Em relação à rejeição dos nomes dos possíveis candidatos à presidência da República no ano que vem, a pesquisa CNT/Sensus aponta que a menor rejeição continua sendo do presidente Lula.

30,8% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam no presidente Lula. O número sobe para 39,3% quando o nome é Geraldo Alckmin. O índice de rejeição de José Serra é de 42,4%, de Aécio Neves é de 42,5%, enquanto o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, tem uma rejeição de 55,4%. O ex-governador Anthony Garotinho tem um índice de rejeição de 57,9%, somente inferior ao do ex-presidente Fernando Henrique, que é rejeitado por 58,1% dos entrevistados.

Leia mais
  • Índices econômicos ajudam na estabilidade do governo, diz CNT/Sensus
  • Crise política não afeta popularidade de Lula, diz CNT/Sensus
  • População acredita que Lula não sabia do "mensalão", conclui pesquisa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página