Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2005 - 14h00

População acredita que Lula não sabia do "mensalão", conclui pesquisa

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Apesar do desgaste gerado pela crise política e as sucessivas denúncias de corrupção, a população brasileira acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tinha conhecimento dos fatos, nem participou de qualquer irregularidade. Isto é o que aponta o resultado da pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira, em Brasília.

Para 45,7% dos entrevistados, o presidente Lula não tinha conhecimento do esquema do pagamento de mesada a deputados da base aliada, o chamado "mensalão". 33,6% dos entrevistados afirmaram acreditar que o presidente Lula sabia e 20% disseram não saber ou não quiseram opinar sobre a questão.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 5 e 7 de julho, nas cinco regiões do país --em 24 Estados e 195 municípios. Foram ouvidas 2.000 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Segundo a pesquisa, para 47,8% dos entrevistados o presidente Lula tem agido adequadamente em relação às denúncias sobre o "mensalão". 31,9% disseram que o presidente não agiu adequadamente e 20,3% não souberam ou quiseram opinar.

A pesquisa revela ainda que para 64% dos entrevistados a prática de pagar congressistas para votar de acordo com a orientação do governo é antiga. Somente 18,3% afirmaram que esta é uma prática nova e 17% não souberam ou quiseram opinar.

Segundo o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade, o fato de a sociedade desvincular as denúncias do presidente Lula foi resultado da blindagem feita a ele, tanto pelos integrantes do governo, como pelos partidos da base aliada e até mesmo pela oposição.

"A oposição cometeu um erro estratégico ao preservar a imagem do presidente. Queriam sangrar o Lula mas não queriam derrubar. Isto ajudou a preservar a imagem do presidente", avaliou Clésio Andrade.

O presidente da CNT informou que apesar de estar estável na pesquisa, o presidente Lula continua a ter os seus índices de aprovação em queda nas regiões Sul e Sudeste e entre os eleitores de maior escolaridade. "O presidente está caindo junto aos formadores de opinião. Ele tem melhor avaliação na zona rural do que na urbana e entre a população de menor escolaridade e de baixa renda."

A pesquisa CNT aponta que 76% dos entrevistados tomaram conhecimento a respeito das denúncias do "mensalão". Para 67% dos entrevistados que afirmaram ter conhecimento do "mensalão", as denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) são verdadeiras. Somente 18,1% das pessoas ouvidas afirmam não serem verdadeiras as denúncias sobre o "mensalão" e 14,7% não souberam ou quiseram opinar.

Em relação às denúncias de corrupção nos Correios e aos trabalhos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga as denúncias, a população se mostra bem pessimista, afirmou Clésio Andrade. 77,1% das pessoas entrevistadas já ouviram falar da corrupção nos Correios. Para 48,4% dos entrevistados a CPI não vai apurar adequadamente os fatos e 43,3% acreditam que haverá uma apuração correta.

Leia mais
  • Somente Serra levaria disputa presidencial a segundo turno, diz pesquisa
  • Índices econômicos ajudam na estabilidade do governo, diz CNT/Sensus
  • Crise política não afeta popularidade de Lula, diz CNT/Sensus

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página