Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2005 - 19h53

Serraglio quer novo depoimento de Valério nesta quinta

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), defendeu hoje que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como um dos operadores do "mensalão", deponha novamente na próxima quinta-feira.

O empresário seria ouvido depois dos depoimentos do secretário-geral afastado do PT, Sílvio Pereira, e do tesoureiro afastado da legenda Delúbio Soares. O novo depoimento serviria para que os integrantes da comissão perguntem a Valério qual é a real explicação para os empréstimos feitos a pedido do PT.

Na primeira audiência em que falou à CPI, Valério teria dito que seria apenas um empréstimo do qual teria participado como avalista. Em depoimento à Procuradoria-Geral da República, na semana passada, ele revelou que seriam vários empréstimos. Seriam essas as fontes dos recursos que foram sacados na agência do Banco Rural de Brasília. Na CPI, Valério disse que os saques serviam para o pagamento de fornecedores de suas empresas.

"Eu conversei ontem com o presidente da CPI [Delcídio Amaral] e seria necessário colocá-lo novamente na comissão para que explique qual é a sua versão', afirmou Serraglio. 'Posso ouvi-lo na quinta-feira e depois convocá-lo novamente", concluiu.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ) já se disseram contra o depoimento nesta quinta-feira. Eles preferem analisar documentos, como os provenientes das quebras de sigilo bancário de Valério e de suas empresas, para depois inquiri-lo novamente. A CPI deve discutir a agenda na sessão de amanhã.

Documentos

A secretaria da CPI já recebeu as cópias dos depoimentos de Delúbio Soares e de Sílvio Pereira ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.

O teor dos depoimentos é sigiloso e só terão acesso os integrantes da comissão. Na semana passada, o presidente da CPI esteve com o procurador e revelou que os dois confirmaram o esquema de empréstimos em favor do PT.

Outro parlamentar que esteve com o procurador, disse que os nomes indicados por Delúbio como sendo os sacadores dos recursos dos empréstimos eram, em sua maioria, assessores do PT.

Leia mais
  • STF concede habeas corpus para Silvio Pereira e Delúbio Soares
  • Nova Executiva do PT deve debater situação de ex-tesoureiro
  • Deputados do PT defendem expulsão de Delúbio Soares
  • PFL e PSDB pedirão a suspensão do repasse de recursos públicos para o PT

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página