Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2005 - 21h55

Calmon de Sá nega ter apresentado Valério a dirigentes da Portugal Telecom

Publicidade

Colaboração para a Agência Folha, em Salvador

Ex-controlador do extinto Banco Econômico, Ângelo Calmon de Sá negou ter apresentado o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza a diretores da Portugal Telecom. "Eu nunca falei com ele de Portugal Telecom", disse o banqueiro, que afirmou que conhece o publicitário há três anos.

Segundo depoimento de Marcos Valério à CPI do Mensalão, que investiga o suposto pagamento de uma mesada do PT a integrantes de partidos aliados da base aliada, o ex-banqueiro teria sido a pessoa que o apresentou a dirigentes da empresa portuguesa.

Calmon de Sá esteve hoje na sede da Polícia Federal de Salvador para prestar depoimento sobre o processo de falência do Banco Econômico. Segundo a assessoria da PF, o depoimento do banqueiro já estava agendado havia um mês.

Ele negou que Marcos Valério tivesse feito viagens para tratar de negócios sobre a liquidação do Banco Econômico. "A única pessoa que trata de assuntos referentes ao Econômico com o Banco Central sou eu", disse. Segundo Marcos Valério, o ex-banqueiro tinha interesse no encerramento do processo de liquidação do Banco Econômico, pelo Banco Central.

Duda

A assessoria da Polícia Federal de Salvador informou que já emitiu os pedidos de intimação para o publicitário Duda Mendonça e Zilmar Fernandes da Silveira, sua sócia. Os depoimentos dos dois estão marcados para quinta-feira, em Salvador, onde serão ouvidos pelo delegado Luiz Gustavo Góes, da PF de Brasília.

Ontem, Duda Mendonça e Zilmar Fernandes foram espontaneamente à PF de Salvador e conversaram com o delegado César Nunes. Os dois, que contaram ao delegado que seus domicílios são na capital baiana, se comprometeram a prestar depoimentos.

A partir disso, o delegado César Nunes entrou em contato com a PF de Brasília e solicitou a presença de um delegado que está acompanhando as denúncias de corrupção no governo. Ao chegar à capital baiana, Luiz Gustavo foi informado que Duda Mendonça e Zilmar Fernandes estavam em São Paulo. A empresária deve prestar depoimento amanhã, às 10h, para a CPI dos Correios.

O publicitário Marcos Valério disse que transferiu R$ 15,5 milhões para Duda Mendonça, a pedido Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT. Valério disse que os cheques foram passados para Zilmar Fernandes, que mandava sacar o dinheiro.

Leia mais
  • Marcos Valério lista sacadores de suas contas de 1998 e 2003
  • Valério diz que Jefferson "intimida" e "chantageia" pessoas
  • Sócio de Valério será ouvido em sessão conjunta das CPIs
  • Dirceu sabia de empréstimos ao PT, diz Marcos Valério

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página