Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2005 - 17h10

Oposição pode pedir formalmente impedimento, mas seria erro, diz Genro

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O presidente do PT, Tarso Genro, afirmou hoje que a oposição já pode pedir formalmente o impedimento do presidente Lula, mas avalia que a hipótese representaria um erro político.

Segundo Genro, ainda não há nenhuma prova ou indício de que o presidente tenha compartilhado da rede de financiamento paralelo de campanha.

"Do ponto de vista do grau da crise política, a oposição formalmente poderia tentar o impeachment do presidente, mas seria um erro político da oposição. Primeiro porque a população não acredita no envolvimento do presidente e isso poderia ser interpretado como uma ruptura forçada de um mandato legítimo e segundo porque a oposição tem interesse político diferente nesse processo, ela mira destruir o PT", disse.

Genro fez alusão ao resultado da pesquisa Datafolha, que mostrou que apenas 29% dos brasileiros acreditam que Lula tem muita responsabilidade nos casos de corrupção. A pesquisa mostrou também que a reeleição já pode estar comprometida. Num eventual segundo turno com o prefeito de São Paulo, Serra sairia vitorioso.

O presidente do PT se negou a comentar se o projeto de reeleição ainda persiste. "É muito cedo para falar em reeleição e para nós, na situação defensiva que estamos, é muito incômodo falar sobre isso nesse momento", disse.

Leia mais
  • Discurso de Lula foi insuficiente, diz Genro
  • PSOL quer plebiscito para decidir sobre continuidade de Lula no cargo
  • Presidente do PL diz que Lula sabia de repasse de verba
  • Tarso diz que não é hora de renunciar nem de sair do PT

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página