Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2005 - 13h52

CPIs negociam repasse de lista de deputados sujeitos à cassação

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da CPI do Mensalão, Amir Lando (PMDB-RO), reiterou hoje o pedido para que o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), repasse o nome dos 18 deputados que poderiam ter os mandatos cassados para a comissão que investiga o pagamento de mesada a parlamentares da base do governo.

"Eu entendo que [a lista] deve passar pela instância própria", afirmou Lando. No entanto, a disputa pela investigação da lista permanece. Serraglio reafirmou ao presidente da CPI do Mensalão que a confecção da lista serve justamente para que a comissão que investiga a corrupção nos Correios não fique com a atribuição de apurar o pagamento de mesada a deputados governistas em troca de votos. "Mais uma vez reafirmamos que temos consciência de que a matéria de mensalão não é mais nossa", admitiu.

O presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS), deve conversar hoje com os integrantes da comissão para definir o destino da lista de nomes: se serão remetidos a outra comissão ou se será repassada ao presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE). Uma das propostas em discussão é a remissão da listagem para ambos na tentativa de cessar a disputa política.

Serraglio disse que deve concluir a lista, inclusive com a defesa dos 18 parlamentares, até a próxima quarta-feira. Se um dos parlamentares não enviar sua defesa até essa data, os documentos da comissão seguem sem o pronunciamento desse deputado. Na sexta-feira seguinte, o documento seria enviado para a instância definida pelo plenário da comissão.

Leia mais
  • PT faz pedido de desculpas à nação e convoca manifestações para dia 27
  • Delcidio diz que convocar ministros denunciados por doleiro é "bizarro"
  • Cristovam Buarque adia decisão sobre saída do PT

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página