Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2005 - 16h43

Impasse impede escolha de novo vice-presidente da CPI do Mensalão

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Ainda sem acordo para a eleição do seu novo vice-presidente, a CPI do Mensalão adiou para a próxima semana a escolha do nome que vai substituir o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) no cargo.

Pimenta renunciou na semana passada, acusado de ter mentido para a comissão sobre a origem de uma lista apócrifa com nome de sacadores das contas do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza.

Segundo o relator da Comissão, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), o nome do novo vice-presidente será indicado novamente pelo PT. A oposição não aceita o fato e quer garantir um espaço na mesa da CPI. "Vamos agir com bom senso. Na primeira vez um petista não deu certo. Vamos abrir agora espaço para a oposição", afirmou a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP).

Depoimentos

Na reunião administrativa desta quarta-feira, os integrantes da CPI do Mensalão aprovaram todos os requerimentos pedindo as quebras dos sigilos fiscal, bancário e telefônicos das pessoas envolvidas no caso. Estes sigilos já estão em poder da CPI dos Correios, mas, para garantir o acesso aos integrantes da CPI do Mensalão, foi necessária a aprovação de uma nova transferência de informações.

Ficou acertado para a próxima semana, segundo Abi-Ackel, os depoimentos dos 18 deputados relacionados pela CPI dos Correios como envolvidos no esquema de caixa dois ou pagamento de votos. Entre os primeiros a serem ouvidos estão o atual líder do PL, deputado Sandro Mabel (GO).

Nesta quinta-feira, a partir das 09h a CPI irá ouvir o depoimento do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Segundo o presidente da comissão, senador Amir Lando (PMDB-RO), Valdemar Costa Neto (SP), presidente nacional do PL, já se prontificou a depor na CPI e deverá ser ouvido na próxima terça-feira.

Leia mais
  • CPIs negociam repasse de lista de deputados sujeitos à cassação
  • PT faz pedido de desculpas à nação e convoca manifestações para dia 27
  • Delcidio diz que convocar ministros denunciados por doleiro é "bizarro"

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página