Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2005 - 17h30

Oposição insistirá na convocação de Meirelles para CPI dos Correios

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

Deputados da oposição integrantes da CPI dos Correios prometem insistir amanhã para que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, seja convocado para falar sobre supostas remessas de recursos para o exterior.

Meirelles foi citado pelo doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, em depoimento prestado a uma subcomissão da CPI ontem em São Paulo. O doleiro disse que teria detalhes de operações ilegais do presidente do BC no MTB Bank, cujos dados foram requisitados pela já extinta CPI do Banestado.

Ontem, a assessoria de imprensa da autoridade monetária refutou as declarações do doleiro.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, também foi citado, mas não será alvo dos oposicionistas. "O ministro Márcio Thomaz Bastos apresentou justificativas fortes o suficiente. Não há nenhuma dúvida sobre as operações feitas por ele", afirmou o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA).

Mais cedo, o presidente da CPI dos Correios, Delcidio Amaral (PT-MS), disse que chamaria atenção dos integrantes da comissão que foram a São Paulo. De acordo com ele, seria "bizarro, bisonho" convocar ministros e o presidente do BC por conta de declarações feitas por um doleiro condenado a 25 anos de prisão por evasão de divisas.

A decisão sobre a convocação será tomada amanhã, em sessão administrativa às 9h. Depois, deporá o ex-diretor de Marketing João Pizzolato. Ele recebeu recursos das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.

O advogado de Pizzolato, Mário de Oliveira Filho, pediu que a CPI adiasse o depoimento por dez dias para que seu cliente pudesse se preparar para prestar informações à comissão. O presidente indeferiu o pedido e confirmou o depoimento para esta quinta-feira.

Leia mais
  • Impasse impede escolha de novo vice-presidente da CPI do Mensalão
  • CPIs negociam repasse de lista de deputados sujeitos à cassação
  • Delcidio diz que convocar ministros denunciados por doleiro é "bizarro"

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página