Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2005 - 22h36

Governo esperava vencer eleição na Câmara com diferença de 30 votos

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O governo esperava vencer a eleição da Câmara por uma diferença de 30 votos. Não conseguiu. O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) venceu o candidato da oposição, José Thomaz Nonô (PFL-AL), que continua sendo o primeiro vice-presidente da Casa, por uma diferença de 15 votos. No final da apuração, Aldo teve 258 votos e Nonô obteve 243. Foram contabilizados ainda seis votos brancos e dois nulos.

Membros da oposição quase empataram e o governo não conseguiu ultrapassar a diferença máxima dos 15 votos. No início da contagem, a distância entre os dois candidatos ficou próxima a cinco votos. Com a votação avançada, em pelo menos cinco momentos, eles chegaram a ter uma diferença de um voto: 165 a 166, 203 a 202. Os dois chegaram a empatar em 213 votos.

Diante da proximidade entre Aldo e Nonô, alguns congressistas da base governista se aproximaram do espaço de apuração e começaram a comemorara cada voto de Aldo que aumentava o distanciamento em relação a Nonô.

José Janene (PP-PR) Professor Luizinho (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), José Dirceu (PT-SP) e José Mentor (PT-SP) comemoravam todos os votos recebidos por Aldo perto da Mesa da Diretora. Janene ficou acompanhando a apuração o tempo todo.

Os oposicionistas, por sua vez, deixaram o plenário da Casa no início da apuração dos votos.

Com a confirmação da vitória de Aldo, houve chuva de papel picado. Os mais animados levantaram o presidente da Câmara eleito, que acompanhou a maior parte da apuração sentado.

Emocionado com a vitória e acompanhado da mulher e do filho, Aldo recebeu os cumprimentos de Nonô, que também havia saído do plenário e só retornou ao final da contagem dos votos.

O líder do PC do B na Câmara, Renildo Calheiros (PC do B-PE), convidou alguns deputados da base para comemorar a vitória de Aldo em uma churrascaria.

Leia mais
  • Aldo Rebelo diz que a Câmara será mais transparente
  • Oposição questiona métodos de governo para eleger Aldo
  • Governo sai vitorioso e elege Aldo Rebelo para presidência da Câmara
  • Saiba mais sobre Aldo Rebelo, o novo presidente da Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página