Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2005 - 18h31

Bush define Brasil e EUA como maiores democracias do mundo

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O presidente George W. Bush definiu hoje o Brasil e os Estados Unidos como maiores democracias mundiais. Em um pronunciamento após reunião de trabalho na Granja do Torto, em Brasília, Bush elogiou a atuação brasileira no Haiti e a sua liderança na região e no mundo.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o clima da primeira visita de Bush ao Brasil "foi excelente" e "de franqueza".

Em comunicado conjunto, os dois presidentes comprometeram-se em trabalhar juntos em parceria com africanos para promover a paz e a democracia naquele continente.

As afinidades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, também chegou a ser mencionada na conversa, mas apareceu de forma velada na declaração conjunta dos presidentes reunidos hoje. "Os presidentes manifestaram o desejo de trabalhar conjuntamente para enfrentar desafios específicos nas Américas e em outras regiões", diz o comunicado divulgado pelo Itamaraty.

Especificamente sobre a Venezuela, durante o encontro com Lula, Bush disse que respeita os interlocutores que o Brasil tem, e até considera essa interlocução útil, segundo informou Amorim.

O Brasil tem demonstrado, de acordo com o ministro, disposição em promover uma aproximação entre Venezuela e Estados Unidos. "No passado temos cooperado", disse referindo-se à criação do grupo de amigos da Venezuela, "e podemos vir a cooperar no futuro", disse Amorim, ao comentar que o governo americano não vê como "fator de perturbação" a proximidade do Brasil com a Venezuela.

O presidente George W. Bush, que chegou à Granja do Torto pela entrada dos fundos, para evitar contato com um grupo de aproximadamente cem manifestantes no final da manhã, deixou a residência oficial do presidente brasileiro pela porta da frente, já sem manifestantes, por volta das 15h30.

Antes de embarcar, às 17h45, na base aérea de Brasília com destino ao Panamá, o presidente norte-americano fez uma rápida palestra para convidados no hotel onde ficou hospedado.

Leia mais
  • Após rápida visita, Bush embarca em Brasília com destino ao Panamá
  • Bush elogia Lula e defende democracia em discurso em Brasília
  • Na Granja do Torto, Bush come churrasco e estuda mapa do Brasil

    Especial
  • Veja galeria de fotos do protesto na Granja do Torto
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página