Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2006 - 17h12

Rigotto oficializa inscrição para disputar prévia do PMDB

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, oficializou nesta quarta-feira sua inscrição nas prévias do PMDB que definirão o nome da legenda que deverá disputar as eleições presidenciais.

Até o momento, a disputa interna do partido será travada entre Rigotto e o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. No ato de inscrição, Rigotto e outras lideranças do partido criticaram os peemedebistas que se mostram contrários à candidatura própria do partido.

"Eu acredito que o PMDB é um partido muito grande para não ter candidato", afirmou Rigotto. "Quem reluta contra a tese da candidatura própria estará conosco", afirmou o presidente da legenda Michel Temer (SP).

O governador do Rio Grande do Sul se disse contrário à tentativa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem criticado o nome dos pré-candidatos, de adiar as prévias para depois do mês de março. A prévia está marcada para o dia 5 de março, mas será adiada para o dia 19.

"Temos de vencer a polarização [entre PT e PSDB], temos de quebrar essa polarização e por isso o candidato do PMDB precisa de tempo", afirmou.

Rigotto disse também esperar que o presidente do Senado e lideranças do PMDB, quando se reunirem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforcem a tese de candidatura própria.

"O que espero é que nossos líderes digam que continuam apoiando projeto, mas não falem que não teremos candidatura própria", afirmou Rigotto.

Garotinho à frente

Rigotto admitiu que Garotinho saiu na frente na corrida para garantir o espaço do PMDB na disputa eleitoral.

O ex-governador do Rio de Janeiro já havia se inscrito nas prévias e viaja pelo País para articular sua campanha. Além disso, teria a vantagem de ter disputado em 2002 as eleições presidenciais.

"É natural [que Garotinho esteja à frente]. Garotinho está andando pelo Brasil e está ajudando na realização das prévias, mas vou disputar com o Garotinho palmo a palmo", declarou.

As prévias do partido serão descentralizadas e o resultado será homologado na convenção da legenda. Se houver mais de dois candidatos à vaga e se nenhum deles obtiver a maioria simples dos votos, uma segunda votação será feita, provavelmente no dia 26 de março.

Leia mais
  • PSDB definirá parâmetros para escolha de candidato
  • Governo Lula não merece nem um dia a mais, diz Alckmin
  • Alckmin rejeita disputa com Serra e afirma haver entendimento até março

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governador Geraldo Alckmin
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página