Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2006 - 13h23

Quércia já admite apoiar PT em troca de indicar vice na chapa de Lula

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O ex-governador Orestes Quércia, presidente do diretório paulista do PMDB, já admite apoiar a eventual candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tradicional defensor da candidatura própria, Quércia disse que a idéia de apoiar Lula é "interessante", pois ele tem grandes chances de vencer a eleição de outubro.

"Temos de levar em conta, à medida em que ele [presidente] oferece a vice-presidência, que é um candidato em condições de ser reeleito e ganhar a eleição. Evidentemente, que há interesse político do PMDB em avaliar essa questão com muita simpatia", afirmou Quércia após encontro com o presidente Lula no Palácio do Planalto.

Na avaliação do paulista, esse eventual apoio do PMDB daria mais poder ao partido, já que conquistaria o direito de indicar o vice na chapa de Lula à Presidência --favorita nas eleições. Ele não mencionou nomes dos possíveis ocupantes do posto de vice.

No entanto, Quércia admitiu que esse assunto precisa ser melhor discutido dentro do PMDB. Ele vai discutir o tema com o senador Pedro Simon (PMDB-RS), atual pré-candidato do partido à Presidência.

Na avaliação do ex-governador, as chances do PMDB fechar uma aliança com o PT são maiores que um acordo com o PSDB. Para ele, o PSDB fechou o canal de negociação quando deu o lugar de candidato a vice para o PFL. "Hoje é mais viável a conversa com o PT, tendo em vista que eles ofereceram a vaga de vice."

Quércia saiu do encontro de hoje com a missão de ser um dos emissários da proposta do PT ao PMDB.

Como o novo líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), Quércia disse que também não vê necessidade do PMDB realizar convenção em junho se não tiver candidato à Presidência ou à vice-presidência.

Leia mais
  • PSDB e PFL oficializam chapa e atacam governo Lula
  • Análise: Ilustres ausentes são destaque na formalização da aliança PSDB-PFL
  • PFL e PSDB pedem para TSE investigar gastos do Executivo com publicidade

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página