Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2006 - 19h28

PF identificou "laranjas" que adquiriram dólares para comprar dossiê antitucano

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A Polícia Federal identificou e já procura pelos "laranjas" que teriam comprado US$ 248,8 mil que seriam usados pelo PT em troca de informações contra políticos tucanos.

Fontes da PF confirmaram hoje que a instituição já sabe quem são os "laranjas" usados pelos petistas para esconder os nomes dos compradores do dinheiro. A partir dos depoimentos destas pessoas, a PF espera descobrir quem realmente pagou pelos dólares.

As investigações indicam que foram usadas como laranjas menos de dez pessoas de uma mesma família de origem humilde e que aparentemente não tinha conhecimento de que seus nomes foram usados na operação.

A polícia desconfia que a empresa de onde os dólares foram comprados tem um banco de dados de "laranjas".

Fontes da PF negaram que as investigações já tenham identificado a empresa Vicatur Cambio Turismo Ltda, com sede em Nova Iguaçu (RJ), como a única fonte dos recursos.

A instituição negou que tenha feito diligência na Vicatur hoje. A operação teria sido abortada depois que o nome da empresa vazou para a imprensa.

Depoimentos

O delegado Diógenes Curado considerou um fato novo o empresário Abel Pereira ter citado em depoimento hoje à Justiça de Cuiabá que havia um dossiê contra o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Segundo fontes da PF, a instituição ainda não tinha essa informação. Por causa dessa novidade, o delegado disse que não poderia avaliar o depoimento de Abel.

O delegado também não decidiu ainda se irá ouvir o ex-ministro José Dirceu e o chefe de gabinete da presidência da República, Gilberto Carvalho, que confirmaram conversas telefônicas com Jorge Lorenzetti, ex-assessor da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e amigo pessoal do presidente.

Lorenzetti foi apontado no relatório da PF como o responsável pela articulação em nível nacional da operação para comprar o dossiê.

Leia mais
  • Abel Pereira diz à PF que Vedoin ofereceu documentos contra Mercadante
  • Alckmin diz que desconhece existência de dossiê contra Mercadante
  • Advogado de Vedoin diz que não existe dossiê contra Mercadante

    Especial
  • Leia cobertura completa da máfia dos sanguessugas
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página