Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2006 - 11h24

Eleição para presidente no exterior já terminou em nove países

Publicidade

da Folha Online

Em nove países onde os eleitores brasileiros votam neste domingo para presidente da República o processo já foi encerrado, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nestes locais, a votação terminou por conta da grande diferença de fuso horário.

Na Nova Zelândia, a votação encerrou às 2h (hora de Brasília). No caso dos brasileiros residentes na Austrália e na Malásia, foi possível votar até as 4h; no Japão e na Coréia, até as 5h; China, Cingapura e Filipinas, às 6h; e na Indonésia, às 7h.

As informações foram repassadas pelo cartório eleitoral do exterior, que funciona no TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal.

Segundo o TSE, o índice de abstenção nas eleições que ocorrem no exterior é grande. No primeiro turno, por exemplo, dos 149 eleitores aptos a votar na China, apenas 41 compareceram, o que representa 27,52% dos inscritos no colégio eleitoral da embaixada daquele país. A situação não é diferente na Coréia, onde há 76 eleitores aptos a votar. No primeiro turno, apenas 46,05% (35 eleitores) compareceram às urnas.

Nestes países em que a votação já foi encerrada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu em três --Coréia, Filipinas e Indonésia. O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) ganhou na China, Malásia, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

Eleitores

Nas eleições deste ano, a Justiça Eleitoral montou seções para brasileiros residentes no exterior em 77 países. Foram disponibilizadas 240 urnas eletrônicas e 52 urnas de lona para votação manual em cédulas de papel, o que dá um total de 292 urnas.

Leia mais
  • Alckmin reitera que confia na votação das urnas para derrotar Lula
  • Lula não quer negociar com dirigentes marcados por escândalos em 2º mandato
  • Lembo considera muito difícil vitória de Alckmin e compara Lula a "catapora"
  • Frossard quase "esquece" de votar em Alckmin para presidente

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página