Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2006 - 14h45

Conselho de Ética aprova cassação de Lino Rossi

Publicidade

da Folha Online

O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta quinta-feira o relatório do deputado Jairo Carneiro (PFL-BA) que pedia a cassação do mandato de Lino Rossi (PP-MT), acusado de envolvimento com a máfia dos sanguessugas.

Os integrantes do órgão concordaram com o argumento de que Rossi era "elemento-chave para as atividades da Planam", empresa considerada cabeça do esquema de desvio de recursos do Orçamento para a compra superfaturada de ambulâncias.

Hoje, o Conselho já recomendou a absolvição de outros cinco deputados acusados de envolvimento com a máfia --João Correia (PMDB-AC), Laura Carneiro (PFL-RJ), Wellington Roberto (PL-PB), Wellington Fagundes (PL-MT) e Pedro Henry (PP-MT). Há dez processos na pauta de hoje.

No caso de Correia, o órgão rejeitou o relatório do deputado Anselmo (PT-RO) que pedia a cassação do mandato do parlamentar e um novo parecer pedindo sua absolvição por falta de provas foi apresentado pelo deputado Marcelo Ortiz (PV-SP).

Em seguida, o Conselho aprovou os pareceres do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) que pediam o arquivamento das representações contra Carneiro e Roberto.

O órgão ainda absolveu Fagundes de envolvimento com a máfia. A votação seguiu o parecer do relator, deputado João Campos (PSDB-GO).

O Conselho também aprovou o arquivamento do processo contra Henry. Em seu relatório, o deputado Mussa Demes (PFL-PI) afirmou que não há provas suficientes que o levem a pedir a cassação do mandato do parlamentar.

Com Agência Câmara

Leia mais
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados
  • Assembléia de São Paulo analisa salário de R$ 22 mil para Serra
  • Gil dá sinais que ficará no segundo mandato de Lula
  • Tarso diz que decisão da Câmara de adiar reajuste para 2007 foi sensata

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a máfia dos sanguessugas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página