Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2007 - 12h38

PSDB caminha para apoiar Chinaglia à presidência da Câmara

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PSDB pode definir nesta quinta-feira o apoio do partido ao candidato Arlindo Chinaglia (PT-SP) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O líder do partido na Casa, deputado Jutahy Júnior (BA), está colhendo por telefone a posição da maioria da bancada para anunciar a posição do partido --o que deve ocorrer na tarde de hoje.

O deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), que participa das articulações do partido para a escolha do candidato, disse à Folha Online que a tendência da legenda é apoiar o petista.

"Pelas conversas que venho mantendo com os companheiros do partido, a nossa posição deve seguir o critério da proporcionalidade da indicação à presidência da Câmara. O PMDB abriu mão da indicação do presidente e isso credencia o PT a indicar o presidente da Câmara", disse o deputado.

Pelo critério da proporcionalidade, o PMDB teria a prerrogativa de presidir a Câmara, já que tem a maior bancada para a próxima legislatura com 90 parlamentares. Em seguida está o PT, que elegeu 83 deputados, seguido pelo PSDB, com 66 deputados eleitos.

Redecker defende que o partido escolha o candidato o mais rápido possível para evitar as especulações na disputa. "A nossa decisão se dará em relação de confiança e credibilidade do nosso líder. Quando o Jutahy apresentar a posição do PSDB, refletirá a posição da bancada", afirmou o deputado.

Aldo

Na campanha do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), à reeleição, a expectativa é grande em relação ao apoio do PSDB. Aldo espera receber votos da maioria dos tucanos para equilibrar o apoio que Chinaglia recebeu do PMDB.

O presidente da Casa já recebeu apoio do presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, e de governadores da legenda --como José Serra (SP)-- e espera que a influência dessas lideranças repercuta na bancada.

Leia mais
  • Serra decide congelar 100% dos investimentos de SP em janeiro
  • Tarso diz que governo não pedirá renúncia de um dos candidatos da base
  • Agência do mensalão recebeu pagamentos suspeitos, diz PF
  • Para Planalto, candidatura de Aldo evita lançamento de terceiro nome na disputa
  • Gil diz que sofreu pressões do PT contra mudanças na Cultura
  • Interpol deverá prender fundadores da Renascer nos EUA

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página