Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2007 - 20h05

Em carta a deputados, Aldo defende aumento de salários e orçamento impositivo

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), que tenta ser reconduzido ao cargo, encaminhou hoje aos 512 deputados uma carta na qual se compromete em trabalhar para elevar os salários dos parlamentares, a implementar o orçamento impositivo e a mudar a tramitação das medidas provisórias, que hoje emperram a pauta do Legislativo.

O deputado listou ainda projetos de interesse do governo entre suas prioridades, como as reformas tributária e política.

Com relação aos salários, o deputado defende a criação de um teto único para os três poderes, mas adverte que a implantação deve ser feita "ao longo de tempo", de forma gradual.

Vencimentos

No final do ano, Aldo esteve entre os parlamentares que tentaram elevar de uma vez os salários dos deputados de R$ 12.840,20 para R$ 24.500,00, equiparando os vencimentos dos congressistas aos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

A medida não avançou devido a pressão da opinião pública. Na carta, Aldo diz que a equiparação salarial irá garantir o "equilíbrio entre os poderes".

O orçamento impositivo, defendido por Aldo, é uma demanda dos deputados, especialmente da oposição e do baixo clero que têm dificuldades na liberação de suas emendas. Os recursos, destinados a obras nos redutos eleitorais dos políticos, são geralmente contingenciados pelo governo. Com o orçamento impositivo, o governo não poderia mais segurar os recursos.

Na carta, Aldo não faz nenhuma proposta para a renovação da Câmara, como a criação de novas comissões temáticas ou mudanças na forma de atuar no plenário.

Leia mais
  • Chinaglia aceita e debate entre candidatos fica para segunda-feira
  • Insatisfeitos, governadores vão apresentar a Lula propostas para o PAC
  • Tarso diz que críticas de governadores ao PAC são "naturais"
  • Governador de AL diz que polêmica sobre urnas é fruto de disputa política
  • Para Ciro, ética na coalizão é preocupante
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página