Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2007 - 21h07

Executiva do PT debate PAC, eleição da Câmara e nega discutir "aloprados"

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A Executiva nacional do PT discutiu hoje, na sede do partido, em Brasília, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) lançado pelo governo para estimular a economia nos próximos anos. Dirigentes do PT estão descontentes com a condução da política de juros do Banco Central, tocada por Henrique Meirelles, que consideram estar na contramão do pacote.

Outro assunto da reunião foi à eleição para a presidência da Câmara. O partido recebeu informações de que o PDT irá apoiar a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP), o que aumenta as expectativas de que a disputa pode ser decidida no primeiro turno. Chinaglia concorre com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), e o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Dirigentes do PDT ouvidos pela Folha Online confirmam que o placar hoje é mais favorável ao petista, seriam 10 votos para Aldo contra 14 para Chinaglia, mas observam que os membros da Executiva é que irão decidir a questão. Os votos dos membros da Executiva têm peso diferenciado. O grupo pró-Chinaglia é composto pelos novos parlamentares da bancada, enquanto que Aldo tem o apoio dos veteranos.

Segundo o deputado Severiano Alves (PDT-BA), é possível que neste cenário o partido libere seus deputados e não apóie formalmente nenhum dos três candidatos.

Aloprados

A assessoria do PT negou que a expulsão dos 'aloprados' Oswaldo Bargas e Expedito Veloso esteja em pauta na reunião de hoje. Os dois tiveram os nomes citados na tentativa de compra de dossiê antitucano e estão ameaçados de expulsão da legenda.

Segundo um petista membro da Executiva, seria um erro o partido levantar este assunto agora no momento em que se trabalha para ganhar a presidência da Câmara e ninguém mais fala no assunto.

Leia mais
  • Em debate, Chinaglia diz que há preconceito e ódio contra PT
  • Aliado de Lula, Cabral diz que PAC não está na pauta do encontro de governadores
  • Sérgio Cabral manifesta apoio à candidatura de Renan Calheiros no Senado
  • Em 4 anos, patrimônio de Chinaglia aumenta 179%
  • Candidatos já buscam apoio para 2º turno

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página