Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2007 - 20h06

Disputa entre ACM Neto e Onyx Lorenzoni racha bancada do PFL na Câmara

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A disputa pela liderança do PFL na Câmara provocou um racha na bancada. Os candidatos são os deputados Antonio Carlos Magalhães Neto (BA) e Onyx Lorenzoni (RS), que já avisaram à direção do partido que não abrem mão do cargo, hoje ocupado por Rodrigo Maia (RJ).

Para tentar apaziguar os ânimos, a decisão, que seria tomada nesta terça-feira, foi adiada para o próximo dia 7, depois das eleições para as presidências da Câmara e do Senado.

Segundo a Folha Online apurou, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) decidiu interferir na disputa a favor do neto. ACM teria ameaçado retirar o apoio do seu grupo à candidatura do senador José Agripino Maia (RN) à presidência do Senado caso ACM Neto não seja eleito. Esse foi um dos motivos que provocou o adiamento da discussão para depois da eleição.

O senador ACM negou que tenha condicionado seu apoio a Agripino --que considera um amigo pessoal-- à eleição de seu neto. O parlamentar também rejeitou a idéia de que interferiu para ajudar na eleição de ACM Neto porque ele já contaria com o apoio espôntaneo da bancada federal do PFL baiano.

Interlocutores do partido dizem que, se a decisão for decidida no voto, Onyx leva vantagem sobre ACM Neto. Uma saída para o impasse que vem sendo costurada é definir um mandato de um ano para cada líder. Neste caso, os dois se revezariam no comando da liderança. O problema é definir quem será o primeiro. Atualmente não há esta limitação de tempo.

Leia mais
  • PDT decide apoiar candidatura de Aldo e entra no bloco PSB-PC do B
  • Para PSB, presidente da Câmara precisará de humildade para "reconstruir" base
  • Candidatos ficam quase empatados entre os novatos
  • Debate amplia desgaste na base; Berzoini chama Aldo de deselegante
  • Fornecedores do governo financiaram Aldo e Chinaglia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página