Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2007 - 17h48

PT deve anunciar Luiz Sérgio como novo líder do partido na Câmara

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PT deve sacramentar na noite desta quarta-feira o nome do deputado Luiz Sérgio (RJ) como o novo líder da bancada na Câmara em substituição ao deputado Henrique Fontana (PT-RS).

A decisão reflete a divisão interna do PT que tem, de um lado, o Campo Majoritário e do outro, as demais tendências que lutam para reduzir o poder desse grupo no partido. Sérgio é ligado ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (SP) que trabalhou, nos bastidores, para articular a candidatura do parlamentar.

Em um ato falho, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), cumprimentou Sérgio da tribuna da Casa na tarde de hoje como o novo líder do partido. O deputado fluminense tentou contornar o mal-estar, uma vez que o seu nome não foi confirmado oficialmente pela bancada.

Ao saber do comentário de Chinaglia, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) --que disputa a vaga com Sérgio e com o deputado Maurício Rands (PT-PE)-- reagiu. "Ele [Sérgio] fez isso [o acordo] sem combinar com os candidatos. Eu não desisti da liderança."

O parlamentar disse ainda que o acordo costurado nos bastidores prevê que Sérgio fique na liderança por um ano. Em 2008, seria substituído por Rands --que assim como o deputado fluminense também é do Campo Majoritário do PT.

Ferro, que integra a corrente Movimento PT, afirmou que o ideal seria que a vaga para o ano que vem ficasse em aberto. O deputado admite o acordo desde que o sucessor de Sérgio não integre o Campo Majoritário.

Rands sinalizou que o acordo para a escolha de Sérgio está em construção. Mas disse que o nome do novo líder será conhecido somente depois da decisão da bancada. "A gente está costurando isso com detalhes. Não houve fechamento de questão. Está se discutindo oferecer vice-lideranças ou comissões para quem sair da disputa", revelou.

A bancada do PT vai se reunir na noite de hoje, quando encerrarem as votações no plenário da Câmara. Além da eleição do líder, os petistas vão escolher a terceira comissão permanente da Câmara que será presidida pelo partido. Por enquanto, o PT já definiu que estará à frente da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Leia mais
  • De volta, José Genoino quer reforma política
  • Reformas de Lula são "tímidas", avalia "Financial Times"
  • Grandes partidos querem reverter nova divisão do fundo; nanicos comemoram
  • Aécio nega acordo para vitória de Chinaglia na Câmara
  • STJ decide encaminhar julgamento de processo contra Maluf ao Supremo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Luiz Sérgio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página