Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2007 - 18h19

Berzoini diz que PT vai indicar Marta para ocupar ministério de Lula

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP), confirmou hoje que o partido irá indicar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o nome da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy para ocupar um ministério no governo. Ela é cogitada para assumir a Educação, hoje ocupada pelo petista Fernando Haddad.

"É um nome para ser oferecido ao presidente, que vai aprovar ou não", afirmou Berzoini após reunião do conselho político do partido. "No PT não há restrições ao nome da Marta."

O vice-presidente do partido, Marco Aurélio Garcia, que participou da reunião, disse que a ex-prefeita é um nome "polivalente" e se encaixaria em vários ministérios.

A aposta em Marta é que ela é um nome nacional, tão conhecido quanto o do presidente Lula. "Ela é muito conhecida. O simples fato de ter sido prefeita de São Paulo dá uma visibilidade muito grande. Ela tem qualidades e um perfil muito mais amplo para ocupar qualquer pasta", disse Garcia.

O PT fechou hoje uma lista com outros nomes que serão indicados pelo partido ao presidente para que representem a sigla no governo. As indicações ainda precisam ser aprovadas pela Executiva Nacional, que se reúne no dia 26, antes de serem encaminhadas ao presidente. A lista inclui ainda o deputado Walter Pinheiro (BA), cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O presidente do PT negou que o partido irá pleitear o Ministério das Cidades. Segundo ele, caberá ao presidente decidir onde encaixar os nomes indicados. "Nós vamos indicar os nomes. Onde eles serão aproveitados, o presidente é que irá decidir", afirmou.

Segundo Berzoini, na reunião de hoje o partido avaliou apenas os espaços já ocupados pelo PT, focando nos "ministérios fim". Neste grupo estão sete pastas: Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Trabalho, Previdência, Educação e Pesca. O PT considera "ministério meio" os da Fazenda e Planejamento, entre outros, que são da cota pessoal de Lula.

Leia mais
  • Lula se reúne com PSB, PC do B e PT antes de concluir reforma ministerial
  • Cabral pede a Lula nomeação de Temporão para o Ministério da Saúde
  • Líder do PTB diz que partido quer Turismo e Agricultura
  • Peres sai da oposição após previsão de espaço no governo para PDT
  • Lula pede a PMDB nomes competentes e éticos para assumir ministérios
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página