Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2007 - 18h53

Ministro do Turismo ameaça sair do PTB e levar bancada para grupo de Lula

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O ministro Walfrido Mares Guia (Turismo) afirmou nesta tarde que deseja sair do PTB e manter seu apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mares Guia disse que sua vontade de sair da legenda é motivada pela "crise interna vivida" pelo PTB.

"O partido não apóia o governo, não explicita o apoio ao presidente. É o 'to be or not to be'. Eu não posso falar mais nada. Eu tenho desejo de sair dada essa indefinição. Para mim é desconfortável estar no governo tendo apoio da bancada, mas o partido não se explica", afirmou.

A declaração de Mares Guia expõe o desejo do ministro e da bancada petebista na Câmara de aderir ao governo de coalizão de Lula e dessa forma conseguir um ministério do governo. O problema é que o presidente do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), quer romper com o governo Lula.

A indefinição do partido se reflete, também, na conclusão da reforma ministerial pelo presidente Lula. O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) disse nesta tarde que o presidente espera que o PTB resolva o impasse dentro da legenda para definir se manterá o partido no primeiro escalão. Atualmente, o PTB detém o comando do Ministério do Turismo.

Lula deve indicar o deputado José Múcio (PTB-CE) para a liderança do governo na Câmara. A estratégia do presidente é manter a bancada petebista ao seu lado, mesmo com o racha interno da legenda. Articuladores do governo avaliam que ceder a liderança do governo ao PTB é uma maneira de acomodar a legenda na reforma ministerial, uma vez que Lula estuda manter Walfrido no ministério --mesmo que ele mude de partido.

Fiel ao estilo mineiro, Walfrido evitou comentar o seu destino quando consolidar a saída do PTB. "A história de eu estar saindo do partido é perfeitamente viável. Para onde eu vou, é especulação", afirmou.

Apesar de não esconder a insatisfação com o partido, Walfrido disse que a legenda deve encontrar uma solução única para o impasse. "A bancada dá apoio integral ao governo, mas o partido é uma instituição. Estou há 16 anos no partido", desabafou.

Leia mais
  • Berzoini diz que PT vai indicar Marta para ocupar um ministério no 2º mandato
  • Lula se reúne com PSB, PC do B e PT antes de concluir reforma ministerial
  • Cabral pede a Lula nomeação de Temporão para o Ministério da Saúde
  • Peres sai da oposição após previsão de espaço no governo para PDT
  • Lula pede a PMDB nomes competentes e éticos para assumir ministérios
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página