Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2007 - 13h38

Planalto pode acomodar PSB em nova pasta de Portos e Aeroportos

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Ganhou força dentro do Planalto a idéia de criar uma nova secretaria de Portos e Aeroportos --com status de ministério-- para acomodar os partidos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A secretaria seria ocupada pelo deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), atual líder do governo na Câmara.

Com a possível indicação de Albuquerque para a nova pasta, o Planalto resolveria dois problemas de uma vez na montagem final da reforma ministerial. O primeiro seria manter o PSB com duas pastas no primeiro escalão --o partido já tem Ciência e Tecnologia. O PSB deve perder a atual segunda pasta, a Integração Nacional, para o PMDB. O deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) deve assumir o lugar de Pedro Britto --indicado pelo deputado e ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE).

"O partido tem que estar na vitrine. Não poderíamos ficar apenas com Ciência e Tecnologia, pois o PSB cresceu e tem compromisso com o programa do presidente do Lula. Ficar com apenas um ministério seria colocar o PSB numa situação de fragilidade", disse o secretário-geral do PSB, o senado Renato Casagrande (ES).

Além disso, o Planalto abriria espaço para o PTB. Com a saída de Albuquerque para a Secretaria de Portos e Aeroportos, o presidente Lula poderia dar a liderança do governo na Câmara para o deputado José Múcio (PTB-PE).

Ciro

Para não entrar em disputa com o grupo de Ciro, que gostaria de manter Pedro Britto na Integração Nacional, o Planalto estuda transferir o ministro para a presidência da Sudene.

A Folha Online apurou que o presidente Lula chegou a fazer vários convites para Ciro assumir a Integração --pasta que ocupou no primeiro mandato. Mas o deputado teria sinalizado que tem planos de disputar a Presidência em 2010 e preferia ficar na Câmara para ter mais contato com o Congresso.

Leia mais
  • Jobim renuncia à disputa pela presidência do PMDB
  • Geddel aceita convite de Lula para assumir Ministério da Integração
  • Grupo de Temer quer impugnar candidatura de Jobim à presidência do PMDB
  • Jobim defende candidatura e contesta suposta vantagem de Temer
  • Lula se antecipa ao PMDB e anuncia reforma ministerial na próxima semana
  • PP insiste em ficar com Cidades e complica indicação de Marta

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página