Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2007 - 16h17

Em encontro com PDT, Tarso confirma que partido fica com Previdência

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em encontro nesta quarta-feira com o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) confirmou que o governo federal vai reservar o Ministério da Previdência Social para o PDT na reforma ministerial. Segundo Paulinho, "está praticamente certo" que o presidente da legenda, Carlos Lupi, será convidado para o cargo até o final da semana que vem.

"Ele [Tarso] disse que essa questão está bem encaminhada. Eu disse que o único nome do PDT é o Lupi, por isso ele deve ser convidado", afirmou.

O deputado confirmou a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de anunciar a reforma "a conta-gotas", sem tornar público de uma só vez os nomes dos novos ministros. "O ministro disse que a reforma deve sair até o final da semana que vem. Até lá, o presidente vai resolvendo os problemas e, à medida que eles forem sendo solucionados, a reforma vai saindo a conta-gotas", disse Paulinho.

Impasse

O PDT chegou a ficar ameaçado de perder um ministério na reforma diante da postura adotada por parlamentares do partido mais próximos da oposição. A gota d'água teria sido a insistência do PDT em instalar a CPI do Apagão Aéreo. O líder do PDT na Câmara, deputado Miro Teixeira (RJ), se posicionou contra o recurso do PT para que a instalação da CPI fosse discutida na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Tarso conversou ontem com Lupi por telefone e externou a insatisfação do governo com a postura de deputados pedetistas, mas sondou o presidente do PDT para ocupar o cargo.

No total, 19 dos 23 deputados do PDT assinaram o requerimento que pediu a abertura da CPI do Apagão. O partido também se mostrou contrário à medida provisória do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que cria um fundo de investimentos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Leia mais
  • Lula define hoje espaço do PMDB na reforma ministerial
  • Tarso Genro assume Ministério da Justiça na sexta-feira
  • PT deixa para Lula decisão sobre nomeação de Marta para 1º escalão
  • Hélio Costa critica pedido do PMDB para ter cinco ministérios
  • Josias de Souza: Tarso Genro sonda Carlos Lupi para a Previdência
  • PMDB vai pedir a Lula Ministério da Agricultura

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página