Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2007 - 13h41

Confirmado na Agricultura, futuro ministro diz que é inocente

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O futuro ministro da Agricultura, Odílio Balbinotti (PMDB-PR), disse hoje que não se sente desconfortável em assumir o cargo mesmo respondendo a processos na Justiça. Após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Balbinotti afirmou que sua posse está confirmada para a próxima semana.

"Se eu tivesse culpa, causaria [desconforto]. Mas eu sou inocente. O presidente Lula não está preocupado porque a partir do momento que me chamou, estava consciente que o Balbinotti é correto e transparente', disse o deputado.

Balbinotti negou que o adiamento de sua posse no Ministério para quinta-feira seja conseqüência das denúncias. "O atual ministro está na Indonésia e chega na semana que vem. O anúncio já está confirmado", afirmou.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) confirmou hoje que o governo está analisando as denúncias contra Balbinotti. "Nós estamos olhando essa questão. O presidente vai analisar e está tudo em aberto. Ainda não está fechada a reforma ministerial. É um processo que está sendo debatido dentro do governo", disse.

O futuro ministro se reuniu hoje pela primeira vez com o presidente Lula --que não o conhecia pessoalmente mas confirmou a sua indicação antes mesmo do encontro. Balbinotti é réu em dois processos no STF (Supremo Tribunal Federal).

Balbinotti disse que vai divulgar ainda nesta quinta-feira nota oficial para explicar as denúncias. O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, orientou os ministros do partido a atuarem de forma transparente no governo.

"A responsabilidade pelo ministério é do ministro. Vou pedir que os ministros do PMDB tenham cuidado nas questões administrativas em seus respectivos ministérios", afirmou Temer. No total, o PMDB terá cinco pastas no governo. Além da Agricultura, o partido ganhou o Ministério da Integração Nacional e vai manter o controle dos Ministérios das Comunicações, Saúde e Minas e Energia.

Processos

O blog do Josias informou que o primeiro processo contra Balbinotti deu entrada no Supremo em 18 de novembro de 1996. "Refere-se a uma ação penal por crime de responsabilidade. Conforme o protocolo disponível no sítio do STF, sabe-se apenas que Balbinotti foi acusado de deixar de realizar licitação ao tempo em que foi prefeito do município de Barboza Ferraz".

"O segundo processo, mais recente, foi protocolado no STF em 18 de maio de 2006. Teve origem na Justiça Federal de Mato Grosso, onde o novo ministro concentra as atividades que o tornaram o maior produtor individual de grãos de soja do país", diz.

Leia mais
  • Planalto adia posse de novo ministro da Agricultura
  • Lula vai escolher entre Walfrido e Fontana para Relações Institucionais
  • PMDB consegue Agricultura e passa a controlar cinco ministérios
  • Lula diz que não irá politizar as áreas da educação e saúde
  • Marta aceita ocupar Ministério do Turismo
  • Palocci pede para Furlan continuar no Desenvolvimento

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página