Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2007 - 08h29

Lula dá posse a três ministros; novos nomes saem na próxima semana

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará posse hoje a três ministros: Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), José Gomes Temporão (Saúde) e Tarso Genro (Justiça). O anúncio dos demais nomes deve ser feito somente na próxima semana.

A posse de Odílio Balbinotti no Ministério da Agricultura, prevista inicialmente para hoje, foi adiada para quinta-feira.

Segundo o Palácio, a posse de Balbinotti foi adiada porque o atual ministro Luís Carlos Guedes Pinto está viajando. A transmissão de cargo terá de esperar pelo retorno de Guedes.

Dos três ministros que assumem hoje, Tarso é o único com experiência no primeiro escalão. Ele estava à frente do Ministério das Relações Institucionais, pasta que está sendo disputada pelo PT e PTB. O PT quer emplacar o deputado Henrique Fontana no cargo. Já o PTB quer destinar a pasta para o ministro Walfrido Mares Guia, que cederá seu lugar para a ex-prefeita petista Marta Suplicy.

A disputa pela antiga pasta de Tarso combinada às reivindicações dos demais partidos aliados em relação à reforma ministerial adiou a divulgação dos demais nomes da nova equipe de Lula.

O PSB, tradicional aliado de Lula, não gostou de perder a Integração Nacional para o PMDB. O partido aceitava ficar com a Secretaria de Portos de Aeroportos, que seria criada para acomodar os partidos da base. Mas o PR, que pretende colocar Alfredo Nascimento no Ministério dos Transportes, não gostou da idéia da criação de uma secretaria que pode esvaziar os poderes da pasta administrada pelo partido.

Leia mais
  • Planalto adia posse de novo ministro da Agricultura
  • Lula vai escolher entre Walfrido e Fontana para Relações Institucionais
  • PMDB consegue Agricultura e passa a controlar cinco ministérios
  • Lula diz que não irá politizar as áreas da educação e saúde
  • Marta aceita ocupar Ministério do Turismo
  • Palocci pede para Furlan continuar no Desenvolvimento

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página