Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2007 - 11h06

Lula diz que tem responsabilidade sobre escolha de ministros

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que a decisão sobre os ministros que vão compor o seu segundo governo é de sua responsabilidade. O comentário foi em resposta a pergunta dos jornalistas sobre se ele irá manter a indicação de Odílio Balbinotti (PMDB-PR) para o Ministério da Agricultura. "Ministro quem escolhe é a gente", afirmou Lula.

O nome de Balbinotti foi sugerido pelo PMDB. Lula teria aceitado a indicação para agradar ao partido, mesmo sem conhecer o deputado pessoalmente.

A indicação, no entanto, perdeu força depois de descoberto que Balbinotti vem sendo investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por crime de falsidade ideológica em declaração que ele teria prestado ao Banco do Brasil para obter condições especiais de pagamento de empréstimo na década de 90.

Segundo a Folha Online apurou, o PMDB está inclinado a trocar o nome do ministro caso perceba resistências do presidente em nomeá-lo. Balbinotti também não conta com o apoio da bancada ruralista na Câmara que o considera muito "apagado".

Em 12 anos de mandato, ele apresentou apenas dois projetos de lei no Congresso, não conseguiu aprovar nenhum. Reportagem da Folha de hoje informa ainda que Balbinotti é adepto do nepotismo --tem parentes contratados no seu gabinete na Câmara. O nepotismo não é ilegal, mas é eticamente condenável.

Leia mais
  • Planalto adia posse de novo ministro da Agricultura
  • Lula vai escolher entre Walfrido e Fontana para Relações Institucionais
  • PMDB consegue Agricultura e passa a controlar cinco ministérios
  • Lula diz que não irá politizar as áreas da educação e saúde
  • Marta aceita ocupar Ministério do Turismo
  • Palocci pede para Furlan continuar no Desenvolvimento

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página