Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2007 - 20h33

Termina greve de professores de Alagoas

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

Depois de 69 dias em greve, os professores da rede pública estadual de Alagoas aceitaram a proposta do governo e decidiram hoje acabar com a paralisação.

A proposta final do governo --aceita pelos professores em assembléia-- foi pagar 40% do aumento salarial na folha de março e abril e outros 10% em outubro. Os 30% restantes só serão pagos no início de 2008.

No início do ano, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) disse que o Estado não tinha recursos e suspendeu, por meio de um decreto, o aumento dados no final de 2006 aos professores com nível superior.

Os professores reivindicavam o pagamento integral do reajuste, do qual só havia sido pago 20%. O aumento igualara o salário dos professores aos demais servidores estaduais com nível superior do Estado.

"Consideramos que foi uma vitória pela resistência, unidade e consciência da categoria. Não foi o [resultado] que queríamos, mas também não foi o que o governo ofereceu inicialmente", disse Girlene Lázaro, presidente do Sinteal (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas).

No acordo entre governo e professores ficou acertado também que não serão descontados os dias parados e não será cobrada do Sinteal a multa diária de R$ 10 mil pela continuidade da greve.

Há duas semanas, o Tribunal de Justiça de Alagoas considerou a greve ilegal e determinou a volta ao trabalho imediata, com cobrança de multa do sindicato e corte dos salários dos professores caso mantivessem a paralisação.

Segundo Lázaro, os professores só voltarão às salas de aula depois de o acordo ser homologado na Justiça, o que deve acontecer na quarta-feira.

Leia mais
  • Servidores públicos do Piauí realizam paralisação de 24 horas
  • Governo de Alagoas manda cortar salário de professor grevista
  • Justiça de Alagoas considera greve de professores ilegal
  • Greve impede alunos de fazer matrículas em Alagoas
  • Professores invadem prédio da Secretaria de Educação em Alagoas

    Especial
  • Leia mais sobre Alagoas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página