Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2007 - 18h48

Oposição diz que Chinagllia será obrigado a instalar CPI do Apagão

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A oposição comemorou decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que concedeu liminar permitindo a instalação da CPI do Apagão Aéreo. O líder do PSDB na Câmara, deputado Júlio Redecker (RS), disse que o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), não tem outra alternativa a não ser criar a CPI.

"Aguardamos o mais rápido possível que ele instale a CPI. A decisão do Supremo demonstra que o governo não tem força para mudar as regras na Câmara", afirmou.

A liminar foi pedida pela oposição que acusou a direção da Casa de desrespeitar o direito constitucional da minoria de criar uma CPI.

Um dos poucos governistas presentes a Casa, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), preferiu não comentar. "Agora é a hora deles", disse.

A liminar não obriga a Câmara a instalar a CPI, mas torna nula a decisão dos deputados de que ela não poderá ser criada porque não há fato determinado. O plenário do STF ainda irá analisar a questão e pode obrigar a Câmara a criar a comissão, mas a oposição entende que foi aberta uma brecha para que a CPI fosse instalada.

O deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) disse que a tarefa da oposição agora é impedir que o governo fique com a presidência e a relatoria da CPI. "Tomara que o governo não venha com uma chicana de colocar o presidente e o relator do mesmo partido. Eles vão tentar de tudo para controlar a CPI, mas espero que esse absurdo não venha a acontecer", disse.

A Folha Online apurou que o PT pretende indicar o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) para a relatoria.

Sobre o fato de os governistas evitarem comentar a questão, o líder do PSDB ironizou: "Eles estão envergonhados com os atos que praticaram ao tentar encerrar a CPI capitaneados pelo PT", disse.

Leia mais
  • STF derruba recurso contra CPI do Apagão e libera instalação de comissão
  • Oposição entrega abaixo-assinado pedindo CPI do Apagão à Câmara
  • Lula cobra fim da crise aérea e indica que Waldir Pires fica na Defesa
  • Câmara envia resposta sobre CPI do Apagão ao Supremo
  • Para forçar CPI, oposição procura incoerência em discursos de governistas
  • Caixa-preta da Infraero faz governo temer CPI do Apagão

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão Aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página