Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2007 - 13h05

De olho em cargos do segundo escalão, PMDB convida Lula para jantar

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Numa tentativa de aumentar seu espaço no segundo escalão do governo, o PMDB convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um jantar na quarta-feira. O objetivo é demonstrar a força do partido. O encontro irá reunir as bancadas, os cinco ministros da legenda, os sete governadores e dirigentes partidários. Cento e cinqüenta pessoas foram convidadas.

Lula recebeu o convite hoje do anfitrião do jantar, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que esteve com ele no Palácio do Planalto. Oficialmente, os peemedebistas dizem que o encontro é para aproximar o partido do presidente Lula, já que muitos deputados não o conhecem pessoalmente.

Cargos

Concluída a reforma ministerial na semana passada, o governo iniciou a fase de consultas aos partidos para preencher vagas em autarquias e estatais. O ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) é o responsável por receber as indicações dos partidos. Desde então, o PMDB tem se esforçado para ter seus pleitos atendidos.

Na semana passada, os peemedebistas afinaram o discurso numa reunião preparatória para o jantar de quarta-feira. Os dois grupos do partido combinaram uma trégua para não prejudicar as negociações do PMDB com o governo acerca dos cargos. Renan Calheiros e o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), voltaram a se falar depois de meses. A relação entre os dois azedou depois que Temer se tornou interlocutor do partido com o Palácio do Planalto, substituindo Renan.

Quórum

O jantar com o presidente deve reunir 150 convidados. Além dos cinco ministros do partidos --Comunicações, Saúde, Integração Nacional, Transportes e Minas e Energia-- também foram chamados os deputados, senadores, presidentes dos diretórios regionais e os sete governadores. Será o primeiro encontro de todo o partido com o presidente neste segundo mandato.

Leia mais
  • PSB fica com portos, mas sem a Infraero
  • Lula pede a Renan que adie votação do veto à emenda 3
  • Diplomata vai substituir Singer como porta-voz de Lula
  • Lula afirma que vai ao STF se veto a emenda de prestador de serviço cair
  • Bancada do PT no Senado pede a Lula mais atenção do governo
  • Ministro do STF sinaliza acelerar votação da CPI do Apagão, diz oposição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página