Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2007 - 13h44

Oposição critica agradecimento de Lula e quer apressar CPI

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A oposição criticou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter agradecido aos controladores de vôo pela tranqüilidade nos aeroportos durante o feriado da Semana Santa. O líder da minoria, deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), disse que os controladores não fizeram mais do que a obrigação e considerou uma "barbaridade" o presidente ter agradecido a categoria pela tranqüilidade nos aeroportos.

O comentário do presidente foi feito no seu programa semanal de rádio, veiculado nesta segunda-feira. "Eu acho que todo mundo que viajou na Páscoa deve ter visto nos aeroportos que as coisas estão tranqüilas e é assim que precisa ser. Eu quero agradecer, portanto, a todos que contribuíram para que a gente tivesse uma Páscoa de tranqüilidade", disse Lula.

"O presidente inverteu os processos de decisão e hierarquia no país. Não é de se admirar que diga barbaridades como essa. Os controladores são remunerados para cumprir suas obrigações. Se for assim, ele tem que agradecer a todo povo brasileiro que trabalha todo dia", disse Redecker.

O líder do DEM (ex-PFL) na Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (RS), também criticou o presidente, mas disse que o comentário não o surpreende. "Num país em que o presidente dá sua palavra e depois, sem cerimônia, volta atrás, não é de se estranhar que ele agradeça os controladores pelo trabalho que eles são obrigados a fazer", disse, em referência ao recuo do Planalto na promessa de anistiar os controladores que entraram em greve no dia 30.

Sem trégua

Para os oposicionistas, o fato de os aeroportos terem funcionado normalmente no feriadão não prejudica a estratégia para viabilizar a CPI do Apagão Aéreo. "O problema do tráfego aéreo não se resume aos controladores. Tem um documento que aponta problemas no sistema, no gerenciamento com relação as empresas aéreas, uma série de questões que não se encerram com os controladores sendo bons ou maus", disse Lorenzoni.

Na edição de ontem, a Folha publicou trechos de relatório do Ifatca (Federação Internacional das Associações dos Controladores de Tráfego Aéreo) que após analisar o Cindacta-1, em Brasília, concluiu que os controladores de tráfego aéreo não têm preparo, os equipamentos são velhos, não há suporte técnico, a cobertura de rádio é ruim e os sistemas operacionais são inadequados.

Na estratégia para viabilizar as investigações, a oposição deve visitar hoje o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, para pedir agilidade no relatório sobre a criação da CPI que ele está elaborando a pedido do STF (Supremo Tribunal Federal). Somente depois do relatório, o plenário do STF irá analisar sobre a criação da CPI pedida pela oposição.

À tarde, a oposição irá se reunir para discutir se irá manter a obstrução para impedir as votações na Câmara até que o governo aceite instalar a CPI. A tendência é que essa estratégia não seja mantida, pois os deputados consideram que a decisão agora depende do Supremo.

Leia mais
  • TCU questiona publicidade da Infraero
  • Infraero nega irregularidade em licitação
  • CPI do Apagão Aéreo também focará oposição, diz petista
  • Lula nega saída de Pires e diz que poder para trocar ministro é do presidente
  • Chinaglia ignora oposição e descarta antecipar CPI do Apagão
  • Base se articula para lotear CPI do Apagão e indicar aliado de Dirceu como relator

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão Aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página